• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Por que amamos a música que consumimos? O pop em busca da sensibilização do público

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Sarah Cristina da Silva.pdf (8.958Mb)
Data
2021-12-20
Autor
Silva, Sarah Cristina
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A música pop vem crescendo exponencialmente e tomando grandes proporções no cenário musical mundial. Em vista disso, o presente estudo tem a finalidade de compreender os elementos e recursos utilizados pelo mercado fonográfico a fim de embelezar e tornar atrativo o seu produto principal, a música. Dessa forma, busca-se uma maior compreensão sobre a história, o cenário e os padrões que podem ser observados nas composições de sucesso dentro da música pop. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos fundamentais e para a contextualização dos tópicos importantes para o estudo, que se referem as histórias contadas nas letras (storytelling), aos sons que podem despertar nostalgia e as técnicas de produção musical. Em seguida, trabalha-se uma análise de músicas pop atuais, utilizando como critérios norteadores os conceitos mencionados anteriormente, oportunizando assim uma analise musical sob diferentes vieses e perspectivas. Com isso, visa-se destacar e estabelecer os recursos e elementos que podem estetizar a música sob a perspectiva do ouvinte. Como resultado, observa-se que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa e que, mesmo seguindo recursos de ordem estética, como duração, álbum conceitual, colaboração, interpretação, repetição e palimpsesto, pode carregar grande valor emocional. Com base nisso, este estudo conclui que a beleza musical é fortemente influenciada pelo mercado fonográfico, porém variável e dependente do indivíduo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9430
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV