Formação continuada para professores da educação infantil em tempos de pandemia
View/ Open
Date
2022-04-09Author
Benedett, Caroline
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Professores da Educação Infantil em tempos de pandemia", com o objetivo geral de investigar a o que deve ser observado para a Formação Continuada dos educadores desse nível de ensino neste cenário pandêmico vivenciado. Diante desse contexto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "Que aspectos deve contemplar a Formação Continuada para profissionais da Educação Infantil para suprir as necessidades que estão enfrentando na mediação pedagógica nesse momento pandêmico?". A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Carlos Barbosa - RS Os dados coletados por meio das referidas entrevistas foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e foi fundamentada em aportes teóricos de Gatti (2010, 2013-2014), Machado (1999), Freire (1996), Medel (2016), Prada; Freitas e Freitas (2010), Nóvoa (2009), Barros e Menezes (2020), Broilo e Neto (2021), entre outros. A análise e discussão dos resultados permitiu o agrupamento dos mesmos em blocos de temáticas a saber: "Dificuldades da Educação Infantil em meio ao momento pandêmico; Ensino Remoto: limitações das aprendizagens e desafios; Formação Continuada para docentes da Educação Infantil na pandemia". O estudo permitiu a construção de conhecimentos com base nas respostas das professoras entrevistadas fundamentadas teoricamente. Desta forma, ficou evidente a necessidade de uma Formação Continuada que aborde questões como as formas de mediar as aprendizagens das crianças através do uso das tecnologias, como realizar a avaliação do desenvolvimento das crianças e como organizar os planejamentos e atividades lúdicas para a modalidade do ensino remoto. Ainda, o estudo mostrou que através da Formação Continuada, os professores aprimoram seus conhecimentos e se sentem mais seguros para desenvolver suas atividades em meio as novas configurações de escola, ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]