O marketing de experiência como fortalecedor de marca: um estudo de caso da Casa da Ovelha
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Data
2020-12-17Autor
Scariot, Patrícia
Orientador
Cardoso, Eduardo Luiz
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Como efeito da alta concorrência, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao consumo de produtos e serviços; e o marketing de experiência se torna uma ferramenta essencial para as marcas na busca da sedução, engajamento e fidelização dos clientes. Assim sendo, a presente pesquisa objetiva compreender de que forma o marketing de experiência foi utilizado para o fortalecimento dos pilares de marca na Casa da Ovelha. A revisão bibliográfica aborda o marketing de experiência, através dos modelos de Pine e Gilmore (1998) e Schmitt (2002), as dimensões de experiência de marcas, pelo modelo de Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) e os pilares de uma marca forte defendidos por Keller e Machado (2006). Para embasar este estudo, foi utilizada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso, utilizando a técnica de observação participativa e ferramentas de apoio, como registros nas plataformas do Google, Facebook e TripAdvisor. O estudo mostra como o marketing de experiência se relaciona com os pilares de uma marca forte: a proeminência de marca se conecta à identificação; o desempenho à ação; as imagens associadas à marca com às emoções e sentimentos; os julgamentos sobre a marca ao pensamento; o sentimento ou sensações com as sensações, emoções e sentidos e a ressonância de marca se relaciona com a emoção e a identificação. O que reforça a utilização do marketing de experiência como ferramenta de fortalecimento de marca. [resumo fornecido pelo autor]
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