• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Carina de Oliveira.pdf (3.990Mb)
Produto educacional Carina de Oliveira.pdf (2.768Mb)
Data
2022-08-30
Autor
Oliveira, Carina de
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10913
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV