Turismo de eventos de negócios em Caxias do Sul : condições e possibilidades
Fecha
2018-03-05Autor
Sá, Francisco Carlos Vieira de
Orientador
Herédia, Vania Beatriz Merlotti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem o objetivo principal de conhecer desafios e possibilidades relacionados ao turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul/RS sob o ponto de vista de diversos atores desse cenário, tais como organizadores de eventos, representantes do setor público e da iniciativa privada. O estudo busca contribuir para a discussão sobre as possibilidades de uma nova matriz econômica para o município, na qual o turismo de negócios e eventos pode se inserir. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa e exploratória. A formação do corpus se deu pela técnica de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram levados em conta os seguintes critérios para a seleção de entrevistados: nove pessoas que atuam ou já atuaram em funções de liderança e gerenciamento em órgãos e empreendimentos públicos e privados de Caxias do Sul que tenham relação com o assunto, tais como: Secretaria Municipal do Turismo, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Conselho Municipal do Turismo e organizadores de eventos de negócio de pequeno e grande porte. O corpus foi analisado pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2000), que determina três fases para o tratamento das informações coletadas e a esquematização dessas informações em categorias. Seis categorias emergiram dessa análise: espaços para eventos, cultura do empresariado; condições de infraestrutura; responsabilidade entre o privado e o público e o novo turismo. Os relatos apontam que Caxias do Sul possui dificuldades relacionadas a espaços adequados para a realização de eventos. Também há limitações em relação a aspectos de infraestrutura da cidade, como no caso do aeroporto e das rodovias. A cultura do empresariado pode interferir de forma negativa na atividade devido ao desconhecimento do empresário da importância em investir em eventos e, consequentemente, no turismo. É de consenso da maior parte dos entrevistados que o poder público não sinaliza que irá investir no turismo como um todo nem pretende assumir a liderança diante das necessidades existentes, de modo que se faz necessária a união de todos os atores desse cenário. Por fim, diversas possibilidades de mudança nesse setor foram sugeridas, desde a exploração de aspectos naturais da cidade até a realização frequente de eventos segmentados, passando pela construção de um novo centro de eventos e de um novo aeroporto. Foram apontadas desde pequenas ações até grandes empreendimentos como sugestões para desenvolver o turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul.