Discursos da BNC-Formação enquanto mecanismos da biopolítica, noopolítica e psicopolítica : possíveis assujeitamentos de professores na educação
Fecha
2022-12-16Autor
Nascimento Junior, Vamberto Marinho do
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta dissertação é analisar como os discursos da BNC-Formação, enquanto mecanismos da Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica, produzem possíveis assujeitamentos de professores na educação. A metodologia baseia-se na arqueogenealogia de Michel Foucault, com contribuições teóricas de Nietzsche, Lazzarato, Han, Laval e Mészáros. O problema de pesquisa é "como os discursos da BNC-Formação, enquanto mecanismos da Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica produzem possíveis assujeitamentos de professores na educação básica?". A análise documental baseou-se em duas pesquisas sobre a situação profissional dos professores, na BNCC e BNC-Formação. O segundo capítulo apresenta o método da arqueogenealogia, o estado do conhecimento e dados sobre a situação de trabalho dos professores. A seguir, faz-se a análise dos conceitos de Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica, a formação do neoliberalismo na perspectiva de Foucault e a relação entre neoliberalismo e educação no Brasil. Por fim, realizamos recortes do documento da BNC-Formação para compreender seus objetivos de formação docente; na sequência, apresentamos as manifestações das instituições educacionais contrárias ao documento; após, investigamos o conceito de 'competências' da BNC-Formação; e, por fim, a investigação e a análise de como os discursos da BNC-Formação enquanto mecanismo Biopolítico, Noopolítico e Psicopolítico produzem o possível assujeitamento dos professores. O desenvolvimento de competências de mercado na educação brasileira, por meio da BNC-Formação, transforma a dinâmica profissional dos professores na Educação Básica, com a criação de possíveis mecanismos de assujeitamento às demandas econômicas. A análise desse cenário é a base desta pesquisa, como forma de enfrentamento às situações de manipulação, opressão e silenciamento dos professores. [resumo fornecido pelo autor]