Mostrar el registro sencillo del ítem
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
dc.contributor.advisor | Martins, José Arthur | |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de | |
dc.contributor.other | Monteiro, Francisca Keyle de Freitas Vale | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T13:08:08Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T13:08:08Z | |
dc.date.issued | 2023-10-21 | |
dc.date.submitted | 2023-08-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12753 | |
dc.description | Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to promote the learning of 1st grade Equations through the use of technological and educational resources as pedagogical tools, to help the student in the construction of this mathematical knowledge in Elementary Education, especially in the 9th year of the Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, in the municipality of Canela/RS, locus of the investigation. Based on theorists such as Jean Piaget (1979) and Paulo Freire (1996), the discussion ranges from the teaching of applied mathematics through the importance of reading and understanding mathematical texts, their language and current representation. The presentation of the abundant influence of technological and educational resources that can be used in the mathematical context is highlighted, describing themselves as facilitating applications, such as Google Forms on which this research focused for the elaboration of a Learning Path oriented while didactic proposal, in order to enable the student to build knowledge from a set of actions/activities developed through the use of active learning strategies, authored by this researcher. Pedagogical issues related to constructivism based on Piagetian theory were debated in order to increase the learning of Mathematics that does not reproduce rules and calculation methods without meaning for the student, but rather, a Mathematics teaching that corresponds to the emerging demand of the student of reality contemporary that yearns for a teaching that breaks with the mathematical abstraction of banking education (FREIRE, 1996) and allows them to have an active participation, as integral subjects and protagonists, in the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Equations | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.title | Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8746733030537864 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | VASCONCELOS, C. S. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Martins, José Arthur | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Farroupilha | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-10-20 |