Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorLopes, Wellynton Silva
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.otherRech, Alessandra Paula
dc.date.accessioned2024-01-31T16:44:23Z
dc.date.available2024-01-31T16:44:23Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2022-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13000
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender como o branding pessoal pode fortalecer o discurso presente em músicas de artistas contemporâneos de rap. Ele organiza-se apresentando inicialmente uma base teórica, que compreende um capítulo que discorre sobre a importância da cultura hip hop, destacando o conceito de rap, seu papel e trajetória como gênero musical e seu entendimento como um tipo de discurso que dá voz e conscientização às minorias, especialmente pelo letramento. Aborda-se também o rap no contexto brasileiro, apresentando artistas musicais que contribuíram para sua consolidação no país. Desenvolve-se também um capítulo sobre branding pessoal, estabelecendo relações entre conceituações advindas do universo do branding pessoal e do rap. O estudo culmina com um estudo de caso único que traz um olhar atento sobre a obra do rapper brasileiro BK', sob a perspectiva do branding pessoal. Para essa construção a metodologia utilizada traz uma pesquisa exploratória-qualitativa, que conta com apoio inicial da pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as relações existentes entre o discurso musical do rapper BK' e seu branding pessoal. Ao final da pesquisa é possível entender de forma mais profunda como o branding pessoal na área musical, especialmente no caso de um rapper, atua reforçando sua arte musical, fortalecendo um discurso baseado no letramento e que possui papel importante para a representação da resistência contra a desigualdade na sociedade em que vivemos. Ele precisa ser genuíno, estar alinhado com as canções. As pautas defendidas no letramento precisam estar afinadas com um branding pessoal, e este aspecto é fundamental para o fortalecimento de um discurso do artista do rap. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to understand how personal branding can strengthen the discourse present in songs by contemporary rap artists. It is organized by initially presenting a theoretical basis, which comprises a chapter that discusses the importance of hip hop culture, highlighting the concept of rap, its role and trajectory as a musical genre and its understanding as a type of discourse that gives voice and awareness to minorities, especially through literacy. Rap in the Brazilian context is also approached, presenting musical artists who contributed to its consolidation in the country. A chapter on personal branding is also developed, establishing relationships between conceptualizations coming from personal branding and the rap universe. The study culminates with a single case study that brings a close look at the work of Brazilian rapper BK', from the perspective of personal branding. For this construction, the methodology used brings an exploratory- qualitative research, which has initial support from bibliographical research, in order to understand the existing relationships between the musical discourse of the rapper BK' and his personal branding. By the end of this research it is possible to understand in a deeper way how the personal branding in the music area, especially in a rapper's case, acts strengthening a discourse based on literacy and which plays an important role in representing resistance against inequality in the society we live in. It needs to be genuine, in line with the songs. The guidelines defended in literacy need to be with a personal branding, and this aspect is fundamental for the strengthening of a rap artist's discourse. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMúsicos de rappt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleFortalecimento de identidade no universo do RAP: a obra do artista musical BK' pela visão do branding pessoalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-19


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples