• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise dos fatores de sucesso na gestão de projetos: uma revisão bibliográfica da literatura comparada ao cotidiano de gestores de projetos de TI

Thumbnail
View/Open
TCC Camila Oliveira Mussoi.pdf (2.577Mb)
Date
2023-12-12
Author
Mussoi, Camila Oliveira
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
Show full item record
Abstract
Por proporcionar benefícios a empresas e clientes, a gestão de projetos tem se tornado uma parte essencial do mercado de TI. Este, por sua vez, cresce exponencialmente nas últimas duas décadas, em especial a área de exportação e importação de serviços ? área relacionada com o comércio internacional ?, que continua com uma curva positiva de ascensão. Tendo em vista este cenário, estudiosos passaram a observar quais pontos tornam o projeto um sucesso (ou um fracasso) e como aferir estes fatores. Com isso, a presente investigação tem como objeto de estudo os fatores críticos de sucesso na gestão de projetos de TI. Uma revisão bibliográfica da literatura de gestão de projetos foi conduzida, revelando os fatores de sucesso mais citados pelos autores. Tendo como base a revisão bibliográfica, foi proposta uma divisão em quatro grupos de fatores de sucesso distribuídos dentro de duas categorias (fatores predominantemente subjetivos e objetivos), que foram validadas com os fatores individuais através de entrevistas em profundidade na segunda parte deste estudo. Os resultados das entrevistas revelaram uma discrepância entre as preferências dos gerentes de projeto, que valorizam fortemente fatores de sucesso predominantemente subjetivos, e a abordagem da empresa, que se concentra em métricas estritamente objetivas, priorizando a entrega dentro dos parâmetros de prazo, escopo e orçamento. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13374
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV