• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A construção dos conceitos de função afim e quadrática mediada pelo livro didático no ensino médio : um estudo à luz da teoria de Vigotski

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Alexandre Roberto Fae.pdf (9.483Mb)
Data
2024-09-09
Autore
Fae, Alexandre Roberto
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Nesse estudo foi apresentado como os livros didáticos de matemática do Ensino Médio, indicados pelo PNLD 2021, podem mediar a construção de conceitos de função afim e de função quadrática. A base teórica dessa pesquisa foi construída a partir de ideias da teoria sociointeracionista de Vigotski: mediação, internalização, interação social, zona de desenvolvimento proximal e, em especial, a teoria de formação de conceitos. O corpus de pesquisa foi composto de três obras didáticas que, juntas, estão presentes em quase 80% das escolas de administração pública estadual e federal do município de Caxias do Sul. As obras selecionadas foram analisadas com base na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), e as categorias que emergiram desse processo foram: apresentação de contextos, apresentação de definições, propostas de atividades e retomadas de pré-requisitos. A terceira categoria foi dividida em três subcategorias: propostas de questões e testes, propostas de atividades com uso de tecnologia digital e propostas de explorações e investigações. Os resultados indicam que o livro didático tem potencial de mediação na construção dos conceitos de função afim e de função quadrática, em especial se: retomar conceitos que são pré-requisitos por meio de sondagens, apresentar situações de contexto relacionadas aos conceitos a serem estudados, enunciar as definições na linguagem simbólica combinada à linguagem materna e propor atividades variadas como questões contextualizadas, problematizações com uso de tecnologia digital, explorações e investigações que priorizem a interação social, a comunicação verbal e a produção escrita. Esses quatro aspectos, apresentados de forma articulada, potencializam a mediação da obra didática no processo de construção de conceitos de função afim e de função quadrática. Esse potencial está integrado à atuação do professor como mediador no processo de aprendizagem, por meio de explicações, orientações e intervenções que contribuem na construção e internalização desses conceitos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13756
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV