Representatividade da mulher fora do padrão na publicidade das marcas
Fecha
2025-06-10Autor
Klering, Nadine Detofano
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A utilização da imagem feminina na publicidade é um assunto bastante discutido atualmente, visto as mudanças sociais requisitadas pelas mulheres. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal, analisar como as marcas têm representado a mulher fora do padrão de beleza na sua comunicação. Como ponto de partida para essa análise foi realizado revisão bibliográfica sobre como a mulher teve sua representação na história, e como está essa representação no presente momento. Buscando também analisar como é vista a definição de beleza em seus diferentes meios e formas, bem como a reflexão sobre o que é considerado belo e como isso tem impactado a autoimagem que a mulher cria de si. Nesse contexto se insere a publicidade que também é um agente reforçador de padrões estéticos e comportamentos sociais. Esse trabalho contou com a pesquisa qualitativa e com o procedimento de grupo focal para coleta de dados. Foi abordado como a publicidade influencia negativamente em não apoiar esse movimento, destaca-se a importância da marca em estar aderindo às mudanças apontadas através do grupo focal, método utilizado nesta pesquisa, que buscou extrair opiniões e hipóteses de melhora para o cenário atual. Os dados da pesquisa mostram uma enorme insatisfação da mulher com a atual representatividade através da publicidade. [resumo fornecido pelo autor]