Show simple item record

dc.contributor.advisorRoveda, Vanessa
dc.contributor.authorTochetto, Claudimara de Camargo
dc.contributor.otherCorrêa, Edson Luiz Scain
dc.contributor.otherPanizzon, Jasser
dc.date.accessioned2025-06-25T16:49:31Z
dc.date.available2025-06-25T16:49:31Z
dc.date.issued2025-06-10
dc.date.submitted2021-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14670
dc.descriptionEste estudo, realizado no Centro de Tradições Gaúchas Marco da Tradição, da Fundação Marcopolo, teve como objetivo verificar de que forma o tradicionalismo pode contribuir para o desenvolvimento do senso de pertencimento de um indivíduo a uma organização empresarial. Nesse contexto, ainda pretendeu investigar o papel da cultura e os movimentos culturais tradicionalistas do Rio Grande do Sul; identificar de que forma o senso de pertencimento se consolida no sujeito; e analisar a forma pela qual as organizações empresariais se movimentam para estimular o senso de pertencimento em seus trabalhadores. Sua metodologia se constitui por ser qualitativa, bibliográfica, com estudo de caso realizado no CTG Marco da Tradição, pertencente à Fundação Marcopolo, vinculada à Marcopolo S.A. Foram entrevistadas quatro pessoas que tinham vinculação direta e indireta com o CTG, com a Fundação Marcopolo ou com a Marcopolo S.A., onde cada um respondeu instrumento de pesquisa específico para o cargo que ocupavam e considerando o tema da pesquisa. Como resultados, tem-se que o tradicionalismo gaúcho passou a fazer parte de outros ambientes, além dos CTGs, a exemplo das empresas, que começaram a cultivar o tradicionalismo em sua forma mais histórica. Nos espaços corporativos podem ser criadas todas as formas de incentivo à cultura local, fazendo com que o colaborador identifique-se e fortaleça seu senso de pertencimento aquele grupo e isso contribui para identificação e pertencimento do colaborador. O caso da empresa Marcopolo com o CTG Marco da Tradição mostra como isso é possível através de suas práticas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study, carried out at the Marcopolo Foundation's Center of Gaucho Traditions Marco da Tradição, aimed to verify how traditionalism can contribute to the development of an individual's sense of belonging to a business organization. In this context, it also intended to investigate the role of culture and traditionalist cultural movements in Rio Grande do Sul; identify how the sense of belonging is consolidated in the subject; and analyze the way in which business organizations move to stimulate a sense of belonging in their workers. Its methodology is qualitative, bibliographical, with a case study carried out at CTG Marco da Tradição, belonging to the Marcopolo Foundation, linked to Marcopolo SA Four people who had direct and indirect links with the CTG, with the Marcopolo Foundation or with to Marcopolo SA, where each one answered a specific research instrument for the position they held and considering the research topic. As a result, Gaucho traditionalism became part of other environments, in addition to CTGs, such as companies, which began to cultivate traditionalism in its most historic form. In corporate spaces, all forms of incentive to local culture can be created, making the employee identify and strengthen their sense of belonging to that group, and this contributes to the employee's identification and belonging. The case of the Marcopolo company with CTG Marco da Tradição shows how this is possible through their practices. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarcopolo (Firma) - Estudo de casopt_BR
dc.subjectGaúchos - Usos e costumespt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul - Cultura e meios de culturapt_BR
dc.subjectFolclore - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleA contribuição do tradicionalismo para a criação do senso de pertencimento a uma organização empresarial: estudo de caso da Marcopolo e do CTG marco da tradiçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Relações Públicaspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-06-09


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record