Passeio de trem Maria-Fumaça: os diferentes olhares
Datum
2014-05-13Autor
Debenetti, Valdete Elza Spindler
Orientador
Negrine, Airton da Silva
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Este estudo teve como propósito investigar se os atrativos turísticos e os serviços agregados ao Passeio de Trem Maria-Fumaça atendem às expectativas do turista. O paradigma adotado foi o de corte qualitativo servindo-se da metodologia descritiva do tipo estudo de caso. Análise documental, observação, entrevista, história oral, questionário, memorial descritivo, nota de campo e registro de relatos orais foram utilizados como instrumentos para coleta de informações. Os participantes do estudo foram os protagonistas definidos como sendo as diversas categorias de turistas estudadas, os animadores lúdicos e Susana Giordani, gestora do passeio, além de testemunhas oculares e fontes primárias. Por se tratar de estudo qualitativo, para descrição, análise e discussão dos resultados, foram elaboradas categorias de análise. Para os turistas definiram-se as seguintes: expectativa do turista (1); e emoções e sentimentos que o passeio desperta (2). Já em relação à gestora do passeio, as categorias foram: o produto pensado pela gestora (1); o sucesso do passeio na ótica da gestora (2); e o significado do passeio para a região, os animadores lúdicos e a comunidade na ótica da gestora (3). Aos animadores lúdicos, as categorias foram assim definidas: o olhar do animador lúdico em relação ao passeio (1); e o sucesso do passeio na opinião dos animadores (2). Os resultados apontaram que as animações culturais e lúdicas são o diferencial do passeio. Apesar das críticas negativas assinaladas, o Passeio de Trem Maria-Fumaça corresponde às expectativas da demanda turística.