Browsing Área do Conhecimento das Ciências Humanas by Author "Welter, Cristiane Backes"
Now showing items 1-20 of 29
-
O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de educação infantil
Aguiar, Geórgia Caroline Lazari (2021-12-18)O presente artigo aborda a temática do acolhimento de crianças bem pequenas no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tem como objetivo, retratar a importância de se praticar uma cultura do acolhimento, apresentando os ... -
Amorosidade e dialogicidade no conviver : o papel da emoção e da afetividade na aprendizagem da criança do ensino fundamental
Machado, Karlani (2020-08-18)O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado, Amorosidade e Dialogicidade no Conviver: O Papel da Emoção e da Afetividade na Aprendizagem da Criança do Ensino Fundamental, expresso nesta monografia, teve como objetivo geral ... -
Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia
Carvalho, Tamar Gutterres de (2021-07-20)O presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens ... -
Autismo na creche: entre o real e o ideal
Palavre, Nicole Mascarello (2020-07-16)Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como o pedagogo poderá encontrar amparo legal e teórico, para lidar com situações corriqueiras em que a criança com TEA, necessita de auxílio. [resumo fornecido pelo autor] -
Biblioteca escolar virtual: uma tecnologia digital de informação e comunicação para os docentes
Perin, Vitória Boscato (2018-12-16)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em práticas docentes. Esta monografia resulta do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia na Universidade de Caxias ... -
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
Vargas, Irajá Aparecida dos Santos (2018-12-13)A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, ... -
O cotidiano da docência na educação infantil na pandemia da COVID-19: reflexões a partir de múltiplas vozes
Tochetto, Amanda Mussatto (2021-07-17)Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender a realidade da Educação Infantil em meio a Pandemia da Covid-19 a partir da escuta de múltiplas vozes. O problema de pesquisa que mobilizou a busca ... -
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
Benatto, Daniele (2020-07-24)Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil
Rech, Karen Liane (2021-07-15)O artigo objetiva analisar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação infantil. O método empregado é o exploratório, com metodologia qualitativa. Serão utilizados autores como: Freire (1996), ... -
Do canetão ao "zoom"
Santi, Luiza (2020-12-18)O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão ... -
Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios
Daneluz, Gessica Aline (2020-12-19)A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é ... -
Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
Perboni, Gislaine Bizotto (2022-07-18)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na ... -
Formação do pedagogo: olhares de formandas para um plano de execução curricular da universidade de Caxias do Sul
Domingues, Débora Marques Mendes (2022-07-08)O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a percepção do formando sobre competências e habilidades desenvolvidas durante o Plano de Execução Curricular Reformulado (R) do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Implicações dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento docente
Dal Zotto, Gabriela (2020-07-21)Este trabalho de conclusão de curso, tem como principal objetivo, investigar de que modo os professores da Educação Infantil consideram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento de suas ações pedagógicas. ... -
A importância do brincar na educação infantil
Girelli, Letícia (2020-12-29)Este estudo tem como finalidade abordar a importância do brincar, bem como as possíveis consequências que o momento de pandemia tem provocado na Educação Infantil. O brincar como mecanismo pedagógico vem sendo um propósito ... -
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
Grison, Marília (2020-07-23)Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem ... -
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
Aleknovic, Milena (2019-03-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas ... -
A matemática na Educação Infantil e a formação continuada de professores
Procksch, Deisi Suéli (2019-12-12)Este estudo aborda a matemática na Educação Infantil como uma área de conhecimento necessária para essa etapa da Educação Básica. O principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender a matemática na ... -
Movimentos corporais na educação infantil : estimulação por meio de roteiros lúdico
Chiarani, Milena (2019-12-15)A etapa da Educação Infantil envolve crianças de zero a cinco anos que são foco do trabalho pedagógico desenvolvido. Este precisa contemplar a ludicidade e o movimento corporal como partes fundamentais para o desenvolvimento ... -
Musicalidade na escola da infância
Beck, Thaís Sofia (2021-08-07)Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil ...