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dc.contributor.advisorLima, Isolda Gianni de
dc.contributor.authorMarchioro, Fernanda
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherGessinger, Rosana Maria
dc.date.accessioned2018-11-30T12:15:20Z
dc.date.available2018-11-30T12:15:20Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018-11-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4181
dc.descriptionNa pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau e de suas propriedades. Elaborou-se uma sequência didática em que os alunos puderam apresentar seus conhecimentos prévios e os conhecimentos resultantes dos estudos após algum tempo, seguindo a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003). Procurou-se partir da realidade dos alunos para a construção do conceito de função de primeiro grau e de outros relacionados, como coeficientes angular e linear e crescimento e decrescimento, com sentido e compreensão e não por mera repetição. Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: como uma sequência didática, planejada com a modelagem matemática de uma situação do cotidiano, contribui para a construção de conceitos sobre funções do primeiro grau, no sentido de desenvolver competências para a resolução de problemas e não para o uso de fórmulas ou regras meramente decoradas? Foi possível confirmar que a sequência didática planejada e desenvolvida com alunos de primeira série do Ensino Médio apresentou indícios de aprendizagem, ao serem comparados os conhecimentos resultantes com os demonstrados no pré-teste, e que a modelagem matemática, com atividades que visam à aprendizagem significativa, é uma estratégia de ensino que favorece a compreensão dos conceitos envolvidos. A análise dos dados baseou-se em dois eixos, que constituem os princípios dos fundamentos propostos por Borssoi e Almeida (2004). O primeiro, da predisposição do aluno para aprender, em que foi observada a aprendizagem extra conteúdo dos conceitos matemáticos, e o segundo, o cognitivo, que indica se o aluno pode compreender os conceitos matemáticos envolvidos a partir da sequência didática proposta. A sequência didática, aprimorada a partir dos resultados da pesquisa, bem como as atividades de aprendizagem, está disponível em um website, no qual é possível acessar o planejamento dos encontros para a sua aplicação.pt_BR
dc.description.abstractIn the research that originated this dissertation it was assessed the contributions of a didactic sequence, which uses the mathematic modeling to promote the meaningful learning of the concept from the first degree function and its properties. It was elaborated a didactic sequence in which students could present their previous knowledge and resulting knowledge from studying for a while, following the theory of meaningful learning, proposed by Ausubel (2003). It was sought to start from the reality of the students for the construction of the concept of first-degree function and other related, such as angular and linear coefficients and growth and decay, with meaning and understanding and not by mere repetition. It was tried to answer the following question of research: as a didactic sequence, planned with the mathematical modeling of a daily situation, contributes to the construction of concepts about functions of the first degree, in the sense of developing skills to solve problems and not only by the use of merely decorated formulas or rules? It was possible to confirme that the didactic sequence planned and developed with students from the first grade of high school promoted learning when ccompared the resulting knowledge to the ones demonstrated in the pre tes and that the mathematic modeling, with activities that aim the meaningful learning, is a strategy of learning that enhance the comprehension of the concepts evolved. The analysis of the data was based in two lines that compose the main fundaments proposed by Borssoi and Almeida (2004). The first one, the learner's predisposition to learn, in which the extra content learning of mathematical concepts was observed, and the second, the cognitive, which indicates if the student can understand the mathematical concepts involved from the proposed didactic sequence. The didactic sequence, enhanced from the research results, as well as the learning activities, is available on a website, where it is possible to access the meeting planning for your application.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMathematics Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectDidaticsen
dc.titleModelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9544213005725591pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARCHIORO, F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSauer, Laurete Zanol


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