Auflistung Programa de Pós-Graduação em Educação nach Titel
Anzeige der Dokumente 126-145 von 371
-
O ensino médio na Serra Catarinense diante da implementação da BNCC: (im)possibilidades e desafios no atual cenário
(2024-06-06)A presente tese apresenta estudo realizado na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, do Doutorado Interinstitucional (DINTER) de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS - UCS e da ... -
O ensino médio politécnico e a avaliação a partir da área de matemática: um estudo de um caso em uma escola estadual no município de Caxias do Sul
(2019-11-12)A presente dissertação objetivou investigar a concepção e o processo de avaliação na área de Matemática presentes nos documentos oficiais e nas práticas avaliativas vinculadas ao Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do ... -
O ensino primário em Caxias do Sul (1890-1930) : vestígios da cultura material escolar
(2020-09-10)Esta pesquisa buscou compreender como os vestígios de objetos, artefatos e materiais presentes nas escolas primárias de Caxias do Sul entre os anos de 1890 e 1930 contribuíram para compor uma narrativa histórica sobre o ... -
Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
(2020-05-29)O objetivo desta pesquisa é descrever as representações sociais referentes ao cuidado, nos âmbitos da educação, saúde e assistência social, que emergem nos relatos de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave. A ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
(2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
(2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
Epistemologias do corpo : o encontro entre dança contemporânea e educação
(2017-06-12)O presente texto, apresentado como dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd - UCS), através da Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo ... -
Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)
(2014-06-03)O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ... -
A Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul : histórias e memórias (1949 a 1967)
(2014-05-30)A dissertação A Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949 a 1967) conta parte da história da Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul no período compreendido entre os anos de ... -
Escolarização da criança psicótica : registros do cotidiano
(2018-09-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar, a partir de recortes do cotidiano, a escolarização da criança psicótica, procurando pensar sobre o que pode impulsionála na direção do conhecimento e do laço social. Utilizou-se ... -
Escolarização e inclusão : narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2018-09-11)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório de caráter documental, composto de obras em Língua Portuguesa, com autoria de Mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo ... -
Escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, (1875-1939)
(2015-04-13)Este estudo buscou pesquisar como foi estruturado o processo de escolarização das escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul. Tais escolas faziam parte de um sistema de ensino étnico que esteve relacionado com o processo ... -
A escrita como técnica de si : formação de professores e os modos de subjetivação
(2014-06-09)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul/RS – Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa de História e Filosofia da Educação. Ela teve como objetivo ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
(2014-05-29)Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
A experiência da velhice à flor da pele: o gesto da dança como formação do sujeito velho
(2022-03-15)O presente estudo propõe-se a investigar os conceitos de corpo na fenomenologia de Merleau- Ponty e experiência na hermenêutica de Gadamer, a fim de analisar suas contribuições para a experiência estética do gesto dançado ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
(2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
(2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal
(2014-06-03)Esta dissertação contempla pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd- UCS), através da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e tem como foco o estudo da linguagem ...