Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Author "Azevedo, Tânia Maris de"
Now showing items 21-32 of 32
-
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Lotes, Daiane (2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
Fernandes, Alexandre Cortez (2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
Linguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitais
Bulla, Ana Paula Carissimi (2015-04-13)Duas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos ... -
A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
Nieto, Florencia del Carmen (2015-06-11)Esta pesquisa propõe-se a investigar como a linguagem pode ser usada na transposição didática dos conceitos de sistema de gestão, auditoria, evidência, requisito, conformidade, não conformidade, ação corretiva/preventiva ... -
A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
Piccoli, Márcia Speguen de Quadros (2014-05-30)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: ... -
Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
Silva, Lara Elisane (2019-03-06)A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os ... -
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
Basso, Elsa Mónica Bonito (2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
Jaques, Rafael Ramires (2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
Viapiana, Simone (2015-06-22)O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas ... -
A teoria da argumentação na língua no ensino da compreensão leitora dos articuladores mas e embora
Falkenbach, Luciana Idiarte Soares (2017-03-21)Esta dissertação teve como principal objetivo a elaboração de uma proposta de transposição didática de alguns conceitos da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel, com vistas ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
Wistchoreck, Mirley Tereza Correia da Costa (2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ... -
A utilização de software de mineração de texto por surdos universitários : produção textual em língua portuguesa
Lima, Deise de (2022-09-16)Esta pesquisa tem como foco a educação de Surdos no ensino superior e objeto de estudo os desafios inerentes às práticas de produção textual de resumo em segunda língua, Língua Portuguesa (LP), na modalidade escrita. ...