Sfoglia Programa de Pós-Graduação em Educação per Titolo
Items 323-342 di 373
-
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
(2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... -
Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
(2014-06-06)As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo e espaços que não contemplam os padrões de ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
Rede municipal de educação de São Luís/MA : proposta de formação continuada e participação docente (2002-2007)
(2014-05-30)A presente pesquisa pautou-se no estudo sobre a participação docente nas discussões das políticas educacionais e objetivou analisar a participação dos professores da rede municipal de educação de São Luís/MA na elaboração ... -
Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
(2019-04-23)Esta pesquisa possui como tema central e título Reflexões Contemporâneas sobre a Formação a partir do Tensionamento Histórico entre Civilidade e Barbárie. Seu objetivo principal é compreender a dimensão formativa que está ... -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
(2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
(2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960
(2014-05-30)O presente trabalho teve o intuito de compreender e pesquisar a relação escola-comunidade, no contexto da italianidade, na Antiga Região de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no período de 1915 a 1960. Buscou-se ... -
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
(2015-06-22)O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas ... -
Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
(2019-12-03)O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ... -
As repercussões da implementação da pedagogia de projetos na Rede Municipal de Educação de Nova Prata - RS
(2021-12-14)A presente dissertação investigou as repercussões da Pedagogia de Projetos, implementada a partir de 2019 na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata-RS, na prática pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental, anos ... -
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
(2014-06-03)No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
(2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente (Bento Gonçalves/RS)
(2018-03-29)Esta dissertação tem como tema “Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente”. O objetivo geral foi analisar os modos como os saberes das crianças de quatro a cinco anos são contextualizados ... -
Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
(2023-10-12)A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do ... -
Sentidos e saberes da escola rural no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RS - (1928-1958).
(2018-05-17)A presente dissertação se insere na área de História da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição dos saberes e dos sentidos escolas rurais do Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / RS, entre os ... -
Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
(2023-03-22)A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ... -
Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
(2020-06-24)O pensamento computacional emerge no atual contexto sócio-histórico cibercultural como uma forma de pensamento que oferece boas perspectivas, tanto no âmbito da programação quanto no de outras áreas de conhecimento. Ao ... -
Shopenhauer e a educação
(2014-06-09)Esta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, ...