Sfoglia Programa de Pós-Graduação em Educação per Titolo
Items 325-344 di 370
-
A relação com o saber docente na linguagem de programação
(2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
(2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960
(2014-05-30)O presente trabalho teve o intuito de compreender e pesquisar a relação escola-comunidade, no contexto da italianidade, na Antiga Região de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no período de 1915 a 1960. Buscou-se ... -
As relações entre educação e linguagem no ensino de língua espanhola
(2015-06-22)O presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de língua, de linguagem e de ensino de língua, subjacentes às questões de prova aplicadas aos alunos das terceiras séries do Ensino Médio das escolas públicas ... -
Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
(2019-12-03)O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ... -
As repercussões da implementação da pedagogia de projetos na Rede Municipal de Educação de Nova Prata - RS
(2021-12-14)A presente dissertação investigou as repercussões da Pedagogia de Projetos, implementada a partir de 2019 na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata-RS, na prática pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental, anos ... -
Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)
(2014-06-03)No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
(2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente (Bento Gonçalves/RS)
(2018-03-29)Esta dissertação tem como tema “Os saberes das crianças de quatro a cinco anos na prática pedagógica docente”. O objetivo geral foi analisar os modos como os saberes das crianças de quatro a cinco anos são contextualizados ... -
Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
(2023-10-12)A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do ... -
Sentidos e saberes da escola rural no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RS - (1928-1958).
(2018-05-17)A presente dissertação se insere na área de História da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição dos saberes e dos sentidos escolas rurais do Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / RS, entre os ... -
Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
(2023-03-22)A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ... -
Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
(2020-06-24)O pensamento computacional emerge no atual contexto sócio-histórico cibercultural como uma forma de pensamento que oferece boas perspectivas, tanto no âmbito da programação quanto no de outras áreas de conhecimento. Ao ... -
Shopenhauer e a educação
(2014-06-09)Esta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, ... -
O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
(2019-11-11)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos pensamentos de Vygtsky, um site educativo direcionado ao ensino da língua inglesa e se este recurso pode ser considerado um mediador dos processos de ensino ... -
Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema
(2014-05-30)O objetivo desta investigação é determinar a possibilidade de constituição de um discurso teórico que fundamente epistemologicamente a prática educativa baseada na atividade problematizante, respondendo ao seguinte problema ... -
Sociedade e formação na tradição adorniana : perspectivas emancipatórias para além do neoliberalismo
(2022-03-16)Essa dissertação aborda o conceito de formação a partir da reflexão adorniana sobre educação e a crítica acerca dos efeitos da indústria cultural para a formação humana. Trata-se de investigação teórica, que identifica ... -
Software educativo : contribuições para o desenvolvimento do pensamento aritmético nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-06-12)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, com base na teoria vigotskiana, como a inserção de softwares educativos contribui para o desenvolvimento do pensamento aritmético, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ... -
Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-09-09)A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada ...