Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Bisol, Cláudia Alquati"
Itens para a visualização no momento 21-30 of 30
-
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
Marchesini, Patricia (2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ... -
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
Eich, Milena Schneid (2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS : articulação entre os profissionais
Marchesini, Paula (2022-04-05)A Inclusão Escolar é uma temática que tem marcado presença em inúmeras discussões a respeito da educação nas últimas décadas. Esta temática, que inicia um grande movimento a partir da década de 1990, ganha mais enfoque a ... -
Proposta de uso do objeto de aprendizagem incluir em contextos organizacionais : princípios teóricos norteadores
Zampieri, Ana Claudia Baratieri (2017-10-23)A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um tema que instiga reflexão, principalmente no que diz respeito à busca de possibilidades em se reduzir as barreiras encontradas nesse contexto. A ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
Jaques, Rafael Ramires (2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
Armas, Louise Dall'Agnol de (2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ... -
As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida (2014-05-29)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços ... -
Transexualidades na escola: indagações a partir da escuta as professoras
Martins, Ana Patricia de Oliveira (2023-11-15) -
Travessias de uma experiência creep no ensino superior: verdades, relações e subjetividades
Mujica, Juan Bolivar dos Santos Peña (2020-09-04)A presente dissertação tem por objetivo analisar os discursos de estudantes com deficiência física no ensino superior, utilizando-se dos aportes arqueogeneálogicos elaborados por Michel Foucault. Nesse sentido, esta pesquisa ... -
Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
Moro, Tatiele Bolson (2023-05-03)Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as ...