Sfoglia Programa de Pós-Graduação em Educação per Autore "Bisol, Cláudia Alquati"
Items 1-20 di 30
-
Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
Troian, Aline Dalpiaz (2023-03-20)Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ... -
Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
León Fernández, Sarai Sánchez de (2019-10-11)A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o ... -
A constituição da identidade de estudantes surdos : o protagonismo dos surdos na escola bilíngue
Silva, Micheli Porn da (2022-07-07)Essa dissertação tem com como objetivo analisar como os professores surdos e os alunos egressos de uma escola bilíngue para Surdos percebem o papel da comunidade escolar na constituição da identidade surda. Para esse estudo, ... -
Contribuições dos pais para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH : uma análise a partir da teoria de Vigotski
Cadore, Fernanda Meneghel (2023-01-19)Atualmente, muito tem-se falado a respeito de diagnósticos psiquiátricos para justificar problemas de aprendizagem e de comportamento. O diagnóstico de TDAH é um dos principais na sociedade contemporânea. Muito presente ... -
O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
Oliveira, Emerline de (2019-03-06)O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Sassi, Suelen de Marco (2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Educação em saúde mental: encontros com a educação popular
Santos, Janaina Dorigo dos (2021-12-21)Pensar possibilidades de potencializar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) requer não apenas olhar para os dispositivos que a compõem, mas também para os trabalhadores, os sujeitos atendidos e as relações que estabelecem. ... -
Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
Monteiro, Ananaíra (2020-05-29)O objetivo desta pesquisa é descrever as representações sociais referentes ao cuidado, nos âmbitos da educação, saúde e assistência social, que emergem nos relatos de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave. A ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
Oliveira, Claudia Medeiros de (2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
Copetti, Aline Marques (2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
Escolarização da criança psicótica : registros do cotidiano
Martinotto, Cara Brustolin (2018-09-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar, a partir de recortes do cotidiano, a escolarização da criança psicótica, procurando pensar sobre o que pode impulsionála na direção do conhecimento e do laço social. Utilizou-se ... -
Escolarização e inclusão : narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Bassotto, Beatriz Catharina Messinger (2018-09-11)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório de caráter documental, composto de obras em Língua Portuguesa, com autoria de Mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Gonem, Thays Carvalho (2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
Moraes, Helenara Sironi de (2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física
Frank, Tiago José (2017-10-23)O objetivo desta pesquisa é avaliar a contribuição do jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa em aulas de Educação Física. Criado no Japão, o jogo de Fusen é uma atividade ... -
O movimento da língua migr(-ante)
Cavion, Camila Fátima (2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
Bezerra, Querubina Aurélio (2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ... -
Paisagens do atendimento educacional especializado
Belusso, Roniele (2017-06-26)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos ...