Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Carbonara, Vanderlei"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
Busato, Fernanda Reginato (2022-03-14)O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ... -
A bildung e as reformas pedagógicas prussianas do início do século XIX
Souza, Clóvis Dias de (2021-04-20) -
Cartovagar na Dante Alighieri: epifanias de uma praça em Caxias do Sul
Vieira, Andressa (2021-03-23)Tentando-experimentando: encontro tocado pelo inusitado; pelo que reside entre o conhecido e o desconhecido e que, portanto, não pode ser reconhecido. O que escapa e que está em um movimento constante de anseio pelo vir a ... -
Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
Amaral, César Machado do (2024-04-08)Esta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida ... -
O diálogo na educação em direitos
Santos, Juliano Viali dos (2017-11-30) -
A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
Silva, Thyelly Castro e (2023-12-12)Esta dissertação de Mestrado investiga o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Luiz Paulino Mártires, em Bragança/PA, com o objetivo de investigar como a dimensão da amorosidade ... -
Do direito à educação ao direito à aprendizagem : um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul - 1988-2013)
Lemons, Caroline Caldas (2016-01-27)Esta dissertação tem por objetivo geral considerar quais as concepções de direito à educação e de direito à aprendizagem perpassam as narrativas e as práticas dos professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, ... -
Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal
Souza, Emerson Renan Berger de (2019-04-24)A história do homem é a história de seu corpo. E na tradição ocidental, o corpo humano teve várias atribuições em detrimento de conceito e de articulações com o ambiente que o cercava. Destacam-se visões místicas e religiosas ... -
Epistemologias do corpo : o encontro entre dança contemporânea e educação
Camazzola, Juliana Martini (2017-06-12)O presente texto, apresentado como dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd - UCS), através da Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo ... -
A experiência da velhice à flor da pele: o gesto da dança como formação do sujeito velho
Zucco, Amanda Khalil Suleiman (2022-03-15)O presente estudo propõe-se a investigar os conceitos de corpo na fenomenologia de Merleau- Ponty e experiência na hermenêutica de Gadamer, a fim de analisar suas contribuições para a experiência estética do gesto dançado ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Lotes, Daiane (2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje
Casagrande, Eucledes Fábio (2014-05-30)A presente dissertação, intitulada “A formação moral no pensamento pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ... -
Gênero, raça e classe: um estudo sobre interseccionalidade, estereótipos e educação
Ribeiro, Thainá Roos (2023-04-20)Preconceitos e estereótipos referentes a gênero, raça e classe, se formaram e se mantém há muito tempo na sociedade. A educação como um dos principais processos formativos na sociedade não se encontra livre da criação ou ... -
Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade
Schwarz, Altemir (2021-04-01)O presente trabalho, intitulado ?Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade?, propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento de Jean paul Sartre e Emmanuel Levinas pode contribuir ... -
Jurisprudência para uma escrita redacionalizada
Tronca, Cláudia de Queiroz Fochesato (2020-03-19)Esta dissertação está fundamentada em um estudo que desvela nosso tensionamento em relação à maneira como a escrita é tomada, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio. Nessa fase escolar, o ato de escrever fica reduzido ... -
A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
Furlani, Carla (2022-06-11)O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, ... -
A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
Câmara, Gilberto Florença da (2023-05-05)Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve ... -
Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
Luz, Rudson Adriano Rossato da (2021-03-18)O presente trabalho, intitulado "Para Além da Identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler", propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento dos dois autores podem contribuir para ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
Balestro, Rubens José (2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
Machado, William Gustavo (2024-03-12)