Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Nodari, Paulo César"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
O acontecer na educação : perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado
Fór, Celso Samir Guielcer de (2014-06-03)Este trabalho faz um exame do conceito de educação sob o olhar do conceito de cuidado heideggeriano. Com isso, a partir da elucidação do conceito filosófico heideggeriano de cuidado e de seus desdobramentos: compreensão, ... -
Corpo, disciplina e educação física: o conceito de disciplina em Kant e seus aportes para o cuidado com o corpo na contemporaneidade
Rosa, Leonardo de Ross (2014-06-04)O corpo, no decorrer da História, principalmente da Filosofia ocidental, passou por gradativo ganho de importância, até chegar ao entendimento do mesmo como corpo próprio ou o corpo que se é. Na Educação Física, da mesma ... -
O cuidado de si e a constituição do sujeito em Foucault
Zanotto, Karin (2014-05-30)Este estudo demonstra a relação do cuidado de si com a formação do sujeito, baseado principalmente nas ideias de Michel Foucault (1926-1984). Trata-se de expor algumas contribuições dos pensamentos desse autor em relação ... -
Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
Nino, Nanci da Silva (2015-09-30)A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou ... -
Educação e autonomia : uma reflexão a partir da filosofia prática de Immanuel Kant
Zeni, Alencar Buratto (2014-06-02)O objetivo desta dissertação é explicitar o papel que a ação educativa pode desempenhar para que os educandos efetuem a transição da heteronomia para a autonomia, à luz da filosofia de Immanuel Kant. O problema de pesquisa ... -
Educação e paz em Kant
Gehlen, Maricelia Pereira (2015-04-13)A presente dissertação, intitulada Educação e Paz em Kant, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós - Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, tem por objetivo abordar o tema educação e paz a ... -
Hermenêutica e educação : o movimento da compreensão em Gadamer
Crocoli, Daniel José (2014-06-03)Esse trabalho dissertativo apresenta as contribuições da hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer (1900-2002) no entendimento do modo como se dá a compreensão e as implicações teóricas para a educação. Como fio condutor ... -
Valores e educação : a escola deve educar para valores?
Paim, Viviane Catarini (2014-06-03)A presente dissertação traz como tema principal a questão dos valores em relação ao processo educativo escolar. Seu principal objetivo é analisar a tarefa da escola quanto à educação para valores, frente às transformações ... -
Violência nas escolas : reflexões a partir do cotidiano da RME de Caxias do Sul - RS
Bamberg, Rubia Paula (2017-09-18)Esta dissertação tem como temática central a manifestação da violência nas escolas. Buscou compreender os fatores geradores, bem como as manifestações de violência na rede municipal de ensino do município de Caxias do Sul, ...