Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 161-180 of 365
-
Competências no ensino superior no curso de administração em tempos de biopolítica: assujeitamento e fortalecimento do homo oeconomicus
(2019-12-02)A presente dissertação discorre sobre o tema competências no Ensino Superior delimitando as competências no Curso de Administração no cenário biopolítico atual, tendo como objetivo geral analisar os discursos das competências ... -
Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
(2019-12-03)O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ... -
Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC
(2020-02-18)Esta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar ... -
"A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva
(2020-02-10)Esta Tese tem como objetivo analisar a materialidade dos acervos e o uso do PNBE, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin, com a finalidade de propor indicadores de acessibilidade, que pudessem auxiliar ... -
Processos de alfabetização em livros didáticos de 1º e 2º anos do ensino fundamental - PNLD 2019
(2020-01-27)Esta dissertação insere-se no contexto de questionamento sobre práticas escolares no sistema educacional brasileiro, cujos resultados, considerados insatisfatórios, se verificam nas salas de aula e em avaliações de larga ... -
Docência em movimento, entrecruzamentos de percursos de vida e percursos docentes: o que acontece com as professoras?
(2019-12-18)A presente Dissertação tem como objeto de estudo a docência como processo de movimento e transformação, e desenvolveu-se a partir da escuta de dez professoras atuantes na rede pública de ensino do município de Caxias do ... -
"O despertar": uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954)
(2019-11-13)Este estudo investiga os modelos e práticas disseminados para a comunidade da escola rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
(2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
(2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
O ensino médio politécnico e a avaliação a partir da área de matemática: um estudo de um caso em uma escola estadual no município de Caxias do Sul
(2019-11-12)A presente dissertação objetivou investigar a concepção e o processo de avaliação na área de Matemática presentes nos documentos oficiais e nas práticas avaliativas vinculadas ao Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do ... -
Um lugar na história da educação para a didática no ensino de requisitos de software (1990-2016)
(2019-11-11)Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha História e Filosofia da Educação. Analisa as práticas didáticas utilizadas por três professores na disciplina ... -
Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
(2019-10-11)A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o ... -
O site educativo learnenglish kids como recurso pedagógico nos processos de ensino aprendizagem de língua inglesa
(2019-11-11)A presente pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos pensamentos de Vygtsky, um site educativo direcionado ao ensino da língua inglesa e se este recurso pode ser considerado um mediador dos processos de ensino ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
(2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência
(2019-10-29)O objetivo deste estudo é refletir sobre a condição humana no Antropoceno, a fim de propor princípios educativos que possam desencadear processos de emergência de horizontes legítimos de convivência para a Época humana. ... -
Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
(2019-08-30)Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ... -
O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão
(2019)Esta tese propõe analisar como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam os gestores de escolas públicas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por eles interpretadas. A pesquisa, ... -
Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
(2019-07-24)Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ... -
Tecnologias digitais e a prática docente nos cursos de licenciatura em história e matemática
(2019-07-24)A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as tecnologias digitais estão sendo articuladas a prática docente na formação dos alunos nos cursos de licenciatura em História e Matemática de uma universidade do ... -
Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul: história e memória (1954-1967)
(2019-07-24)O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma narrativa histórico institucional da criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, atual Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul. ...