Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 161-180 of 417
-
Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
(2021-11-30)As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de ... -
O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul-RS(1946-1956)
(2021-11-26)Esta dissertação tem como objetivo analisar os processos de escolarização desenvolvidos no Jardim de Infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer (GEHEM) de Caxias do Sul, no período de 1946 a 1956, a partir de memórias ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)
(2021-09-30)O presente estudo buscou produzir uma narrativa investigativa acerca das práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Frei Caneca, na cidade de Flores da Cunha/RS, entre os anos 1925 e 1940, considerando as ... -
A história da licenciatura em enfermagem na Universidade de Caxias do Sul: um olhar para as práticas docentes (1974-2001)
(2021-09-01)A presente investigação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, e buscou analisar as práticas docentes ... -
Processo histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleação
(2021-08-24)Este estudo investiga o processo de nucleação das escolas rurais de Nova Prata (RS), evidenciando a história e as culturas das escolas rurais multisseriadas municipais Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, entre os anos ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
(2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ... -
Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
(2021-07-21)A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
O direito humano à educação e a construção da cidadania: um estudo acerva do sonho possível
(2021-05-04)A constituição de um cidadão requer a conquista da cidadania. Conquista porque pressupõe criticidade, pertencimento, capacidade de compreender seus deveres, e não apenas usufruir de seus direitos. Um cidadão é alguém ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
(2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
Formação permanente de professores: reflexões e desafios da docência nos anos finais do ensino fundamental no município de Flores da Cunha/RS
(2021-04-08)A presente dissertação objetiva identificar e descrever as reflexões e os desafios da docência, na formação permanente dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação do município de ... -
Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade
(2021-04-01)O presente trabalho, intitulado ?Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade?, propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento de Jean paul Sartre e Emmanuel Levinas pode contribuir ... -
Cartovagar na Dante Alighieri: epifanias de uma praça em Caxias do Sul
(2021-03-23)Tentando-experimentando: encontro tocado pelo inusitado; pelo que reside entre o conhecido e o desconhecido e que, portanto, não pode ser reconhecido. O que escapa e que está em um movimento constante de anseio pelo vir a ... -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
(2021-03-18)O presente trabalho, intitulado "Para Além da Identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler", propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento dos dois autores podem contribuir para ... -
O movimento da língua migr(-ante)
(2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
(2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio
(2021-02-27)Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com ...
