Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorSauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.contributor.authorFabro, Rafaela Regina
dc.contributor.otherBasso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.contributor.otherGiovannini Junior, Odilon
dc.date.accessioned2019-05-08T14:03:26Z
dc.date.available2019-05-08T14:03:26Z
dc.date.issued2019-05-08
dc.date.submitted2018-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4644
dc.descriptionEste trabalho de pesquisa apresenta uma proposta que surgiu de uma inquietação da pesquisadora, que buscava uma metodologia diferente para a sua prática pedagógica, e com isso, identificar quais efeitos podem ser observados na aprendizagem, com o planejamento e a utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), integradas a recursos digitais e não digitais. A proposta teve por objetivo avaliar as contribuições de tais UEPS, elaboradas para potencializar a ocorrência da aprendizagem significativa de Geometria Analítica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Farroupilha/RS. A pesquisa possui embasamento teórico em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e em Dewey (1959), que explica a Aprendizagem por Interesse. Com tal fundamentação, busca-se que o estudante seja estimulado a construir o próprio conhecimento, partindo de seus conhecimentos prévios, incentivado pelo professor e com os recursos de apoio necessários, partindo da própria realidade, possa dar significado ao que aprende. Para promover a aprendizagem significativa, Moreira (2011) propõe as UEPS, sequências didáticas compostas por oito etapas inter-relacionadas. No início da pesquisa, aplicou-se uma UEPS-piloto, que serviu como avaliação da proposta e de suas etapas e posteriormente foram aplicadas cinco UEPS que contemplam: Plano Cartesiano, Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência e Geometria Analítica, com a utilização desoftwares matemáticos. Para a análise dos resultados, utilizaram-se os dados registrados no diário de bordo da pesquisadora, bem como os trabalhos escritos, produções, avaliações e a própria fala dos estudantes, descritas ao longo da aplicação de cada UEPS, como subsídios para identificar a ocorrência da aprendizagem significativa. As atividades foram organizadas eplanejadas de forma a utilizar diferentes recursos, digitais e não digitais e com eles contemplar abordagem algébrica e geométrica na resolução de problemas. Ao término da aplicação das UEPS, foi possível verificar que esse é um método com potencial para a ocorrência da aprendizagem significativa e será divulgado em um site, no qual todas as atividades e os recursos pedagógicos serão detalhados, para que outros educadores tenham acesso e possam utilizá-los. A pesquisa realizada para esta dissertação apresentou resultados importantes no que se refere à aprendizagem, pois os estudantes que participaram da aplicação das UEPS mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los, em outros contextos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a proposal which emerged from there searcher’s eagerness to seek a different methodology for its pedagogical practices. With that, identify what effects can be observed in the learning through planning and the use of potentially meaningful teaching units (PMTU) integrated with digital and non-digital resources. The purpose of the proposal was to evaluate the contributions of the potentially meaningful teaching units. Which were developed to improve the occurrence of compelling Analytical Geometry learning in a 11th grade (16-17 Years of age) class of a public school in Farroupilha / RS. The research has theoretical basis in Ausubel’s Theory of Meaningful Learning and in Dewey’s theory which explains learning by interest. With this fundamentation, we seek that the students to build their own knowledge by connecting to their prior knowledge. Through encouragement given by the teacher and with the necessary support resources, using the students’ own reality and seeking to give meaning to what’s learned. In order to promote the meaningful learning, Moreira (2011) proposes a didactic sequence denominated Potentially Meaningful Teaching Unit, composed of 8 interrelated stages based on the Theory of Meaningful Learning. At the beginning of the search, we applied a pilot Potentially Meaningful Teaching Unit which was used to evaluate the proposal and its stages. Afterwards, five Potentially Meaningful Teaching Units were applied. They included: Cartesian Plane, Point Study, Line Study, Circumference Study and analytical Geometry with the use of mathematical software. For the analysis of the results, it was used the data recorded in researcher’s logbook as well as the written assignments, productions, evaluations and the student’s own words. Which were described through out the application of each Potentially Meaningful Teaching Units as means to evidence the occurrence of meaningful learning. The activities were organized and planned in such way to contemplate the different resources. Being digital and non-digital, there sources contemplate the algebraic and geometric resolution as well as problem solving. At the end of the implementation of the Potentially Meaningful Teaching Units, was possible to verify that this is a likely facilitating method of meaningful learning. This method will be disseminated through a website in which all activities and pedagogical resources will be detailed so that other educators shave access and can utilize it. The research carried out presented important results regarding learning. Students who participated in the application of the Potentially Meaningful Teaching Units, showed not only a predisposition to assimilate the demonstrated concepts, but also the capacity to transfers and apply them in other learning contexts.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeometria analítica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAnalytical Geometry - Study and teaching (High school)en
dc.titleUnidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analíticaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4798137031426250pt_BR
mtd2-br.author.lattesFABRO, Rafaela Reginapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item