Navegação Doutorado Acadêmico em Educação por autor "Ramos, Flávia Brocchetto"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
Troian, Aline Dalpiaz (2023-03-20)Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ... -
Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório
Tedesco, Sirlei (2022-02-12)Esta pesquisa, intitulada "Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do Projeto Político-Pedagógico emancipatório", parte da seguinte questão-problema: Como construir o Projeto ... -
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Kloss, Caroline (2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
Basso, Elsa Mónica Bonito (2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
Leitura literária na educação infantil: potencialidades do livro de imagem
Lazzari, Fabiana (2024-04-19) -
Literaturar: uma escrita pelo ato
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
Kaodoinski, Fabiana (2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
Silveira, João Paulo Borges da (2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
Vasconcelos, Roger Andrei de Castro (2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
Oliveira, Flávia Reis de (2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Zanette, Carla Roberta Sasset (2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
Trilhas da acessibilidade e inclusão de pessoas com paralisia cerebral no ensino médio integrado : percursos da comunidade acadêmica
Moro, Tatiele Bolson (2023-05-03)Esta Tese aborda sobre Educação Inclusiva no ensino profissionalizante durante o período de pandemia por Covid-19, buscando articular a formação continuada, as vivências, os planejamentos, o trabalho colaborativo e as ... -
"A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva
Real, Daniela Corte (2020-02-10)Esta Tese tem como objetivo analisar a materialidade dos acervos e o uso do PNBE, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin, com a finalidade de propor indicadores de acessibilidade, que pudessem auxiliar ...