Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por assunto "Aprendizagem"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 45
-
Análise descritiva do uso da horta escolar como um recurso para alfabetização científica
(2016-04-29)Esta pesquisa consistiu no planejamento e execução de uma abordagem metodológica com ênfase na educação científica, para estudantes das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma vivência experimental realizada ... -
Aprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratório
(2017-11-24)Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório integrado em uma investigação mais ampla que visa à promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental na área de ... -
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
(2015-08-19)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química : uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação
(2019-02-05)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no componente curricular de Química, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio ... -
O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
(2015-12-08)Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e ... -
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
(2016-02-22)O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ... -
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
(2023-10-24)Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? ... -
Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2020-02-10)O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio via de regra é descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, tornando complexa a aproximação dos alunos das atuais propostas que envolvem uma ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
(2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
(2017-03-20)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ... -
O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades
(2020-07-23)Neste documento apresenta-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por crianças do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa surgiu da reflexão sobre as necessidades de ... -
Descarte correto de medicamentos : um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médio
(2018-02-01)O presente trabalho constitui em um planejamento e na execução de uma abordagem metodológica com ênfase na Educação Científica e Ambiental, executado com duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
(2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
(2023-09-12)Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ... -
Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública
(2022-03-18)Este trabalho consiste na aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para averiguar como este pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à temática "saúde pública". ... -
Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados
(2017-02-10)Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha ... -
O ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicas
(2021-09-22)A Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas ... -
O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
(2018-05-02)Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho ... -
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
(2022-08-30)O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que ... -
Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-03)Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à ...