Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952
Fecha
2014-06-02Autor
Grazziotin, Roque Maria Bocchese
Orientador
Kreutz, Lúcio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e filosóficos, seguidos pelos colégios confessionais pioneiros em Caxias do Sul, foram levantados junto aos arquivos das instituições: Colégio São José, Escola Nossa Senhora do Carmo e Seminário Nossa Senhora Aparecida, e também consulta aos arquivos do Círculo Operário Caxiense, instituição que procurou, por meio da educação informal, ministrar cursos aos trabalhadores. As bases desses pressupostos, que vêm explícitos nesta pesquisa do mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de História e Filosofia da Educação, remontam ao Concílio de Trento, que unificou a doutrina, a disciplina e a prática da Igreja Católica. O fim do regime do Padroado no Brasil, mais a vinda de imigrantes e de congregações religiosas européias para o Brasil, no fim do século XIX, permitiram que esse Projeto se consolidasse no Rio Grande do Sul. Os mecanismos adotados por essas instituições favoreceram a coexistência colaborativa com o Estado laico e difundiram a importância de relações harmoniosas entre capital e trabalho para alcançar o desenvolvimento e combater o comunismo. As conclusões a que este estudo chegou é que a construção da proposta educativa desenvolvida pelas instituições religiosas, baseada na qualidade de ensino, no ambiente e disciplina escolar, nas atividades educativas complementares e na participação em atividades religiosas e sociais, contribuiu, de um lado, para o desenvolvimento político, social e cultural do município de Caxias do Sul e dos municípios da região da Serra Gaúcha; e, de outro lado, para o desenvolvimento do espírito comunitário, humano e fraterno, próprios do catolicismo, marcados nas populações dessas regiões.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)
Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ... -
Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul
Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...