Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Ramos, Flávia Brocchetto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
Marinello, Cátia (2022-03-15)A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades ... -
Alfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamental
Werlang, Sandra Danieli (2016-09-12)Orientações do PNAIC indicam a necessidade de implementar, já no ciclo de alfabetização, o processo de alfabetizar letrando, a fim de promover o sucesso dos alunos. Desse modo, esta dissertação analisa os processos de ... -
A biblioteca universitária na formação acadêmica : história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico
Hübner, Marcos Leandro Freitas (2014-06-13)As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. Através das bibliotecas, acessa-se o ... -
O brincar na educação infantil : a influência das tecnologias digitais móveis no contexto da brincadeira
Meneguzzo, Lorivane Aparecida (2015-08-26)A pesquisa que deu origem a esta dissertação surge das inquietações da pesquisadora, em sua atuação como professora de Educação Infantil, e tem como objetivo central analisar o brincar em contextos permeados pelos dispositivos ... -
Cata-ventos de poesia : vivências poéticas com crianças na pré-escola
Giacomin, Melina Sauer (2023-02-04)Esta dissertação parte da perspectiva de que infância e poesia parecem feitas da mesma matéria, dado o modo como concebem e revelam o mundo. Nesse sentido, busca-se aproximar tais elementos, apresentando estudo sobre a ... -
Cenas alfabetizadoras
De Conto, Marlí (2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
A construção da leitura mediada por jogos pedagógicos em classe multisseriada
Bettoni, Greice (2019-03-06)Este estudo buscou compreender as possíveis contribuições dos jogos pedagógicos para a construção da leitura no processo de alfabetização. O lúdico, no ato de brincar, além de ser importante e facilitador no processo de ... -
Contação de histórias na perspectiva de professoras contadoras: possibilidade de atuação.
Vasconcelos, Roger Andrei de Castro (2018-05-17)Este estudo teve por objetivo investigar a contação de histórias como procedimento de mediação de leitura literária, a fim de contribuir para qualificar a educação literária na Educação Básica. Optou-se pela abordagem de ... -
Contribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramento
Carlotto, Odila Bondam (2014-05-30)Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliações brasileiras denotam pouca desenvoltura em leitura e suas interfaces. Por esta razão, estudos que contribuam para a efetividade de processos leitores que visem a letrar ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
Steiner, André Lunardi (2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
"O despertar": uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954)
Dewes, Elisângela Cândido da Silva (2019-11-13)Este estudo investiga os modelos e práticas disseminados para a comunidade da escola rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, ... -
O docente dos anos iniciais do ensino fundamental e suas concepções sobre alfabetização e letramento
Lima, Itaise Moretti (2014-06-03)O presente estudo busca refletir sobre quem são os professores que atuam no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Vacaria e analisar as concepções desses docentes no que se refere ao ... -
Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
Wilmsen, Lilibth (2021-07-21)A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação ... -
Educação literária pela mediação: estudo aplicado no primeiro ano do ensino fundamental
Ló, Judithe Eva Dupont (2014-06-04)No contexto escolar, a leitura literária tem recebido um tratamento geralmente voltado para a decodificação do texto verbal e para o encaminhamento didático de outros conteúdos, distanciando-se, desse modo, de práticas que ... -
Educação para a diversidade : acervos complementares do PNLD/2010
Amaral, Liliane Melo do (2014-07-14)Esta dissertação analisa a representação de identidades culturais em obras da área de Ciências Humanas do conjunto 1 dos acervos complementares PNLD 2010, destinados aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e a ... -
Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
Espeiorin, Vânia Marta (2014-05-30)Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ... -
Ensino de literatura : da Paideia ao paradigma sistêmico
Gabrielli, Mariele (2016-11-22)Esta dissertação investiga a evolução do pensamento educacional, buscando aproximações com as rupturas paradigmáticas da ciência, para verificar como esses processos se intercruzam no ensino de Literatura. A pesquisa ... -
Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2014-06-03)Esta dissertação contempla pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd- UCS), através da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e tem como foco o estudo da linguagem ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
Pezzi, Marcela Fabrícia Velho (2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Interação de bebês com livros literários
Pinto, Marcela Lais Allgayer (2018-05-22)O presente estudo tem como objetivo analisar a interação de bebês com livros literários, a fim de contribuir para os processos de educação literária na Educação Infantil. A dissertação fundamenta-se em pesquisa investigativa ...