Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Matos, Sônia Regina da Luz"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
Marinello, Cátia (2022-03-15)A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades ... -
Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
Busato, Fernanda Reginato (2022-03-14)O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ... -
Cartovagar na Dante Alighieri: epifanias de uma praça em Caxias do Sul
Vieira, Andressa (2021-03-23)Tentando-experimentando: encontro tocado pelo inusitado; pelo que reside entre o conhecido e o desconhecido e que, portanto, não pode ser reconhecido. O que escapa e que está em um movimento constante de anseio pelo vir a ... -
Cenas alfabetizadoras
De Conto, Marlí (2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
Competências no ensino superior no curso de administração em tempos de biopolítica: assujeitamento e fortalecimento do homo oeconomicus
Andreolli, Nédio Antônio (2019-12-02)A presente dissertação discorre sobre o tema competências no Ensino Superior delimitando as competências no Curso de Administração no cenário biopolítico atual, tendo como objetivo geral analisar os discursos das competências ... -
Uma coordenação pedagógica e sua escrita
Oliveira, Patrícia dos Santos Costa de (2023-03-10)O que escreve uma coordenação pedagógica quando investe em movimentos de cartoculinar? Essa presumível pergunta é a questão que movimenta esta pesquisa. Toma-se cartoculinar, como ato de uma coordenação pedagógica baiana ... -
Discursos da BNC-Formação enquanto mecanismos da biopolítica, noopolítica e psicopolítica : possíveis assujeitamentos de professores na educação
Nascimento Junior, Vamberto Marinho do (2022-12-16)O objetivo desta dissertação é analisar como os discursos da BNC-Formação, enquanto mecanismos da Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica, produzem possíveis assujeitamentos de professores na educação. A metodologia ... -
A experiência da velhice à flor da pele: o gesto da dança como formação do sujeito velho
Zucco, Amanda Khalil Suleiman (2022-03-15)O presente estudo propõe-se a investigar os conceitos de corpo na fenomenologia de Merleau- Ponty e experiência na hermenêutica de Gadamer, a fim de analisar suas contribuições para a experiência estética do gesto dançado ... -
Gênero, raça e classe: um estudo sobre interseccionalidade, estereótipos e educação
Ribeiro, Thainá Roos (2023-04-20)Preconceitos e estereótipos referentes a gênero, raça e classe, se formaram e se mantém há muito tempo na sociedade. A educação como um dos principais processos formativos na sociedade não se encontra livre da criação ou ... -
Jurisprudência para uma escrita redacionalizada
Tronca, Cláudia de Queiroz Fochesato (2020-03-19)Esta dissertação está fundamentada em um estudo que desvela nosso tensionamento em relação à maneira como a escrita é tomada, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio. Nessa fase escolar, o ato de escrever fica reduzido ... -
O movimento da língua migr(-ante)
Cavion, Camila Fátima (2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
Luz, Rudson Adriano Rossato da (2021-03-18)O presente trabalho, intitulado "Para Além da Identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler", propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento dos dois autores podem contribuir para ... -
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Texto como escritura: conselhos em alfabetização
Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira (2022-03-15)Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. ... -
Trajetórias de egressos da EJA na transição para o ensino superior : um estudo a partir do PROUNI (Caxias do Sul 2005-2014)
Bisinella, Patrícia Borges Gomes (2017-03-30)O objeto deste estudo analisa as trajetórias de egressos de EJA e sua possível transição para o Ensino Superior, buscando interpretar os diversos ecos que surgem ao longo de sua vida escolar. Inserida na linha de pesquisa ...