Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para a atuação profissional
View/ Open
Date
2020-07-07Author
Bergozza, Paula
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a importância da componente curricular, estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para formação e atuação docente. Por meio de pesquisas sobre este tema, objetiva-
se compreender a relevância das componentes curriculares estágios I, II, III e IV dentro do curso de Química e as suas influências para atuações futuras de professores nas redes de ensino, bem como investigar se acontece a relação entre teoria e prática além de analisar as ementas das disciplinas juntamente com as legislações que dizem respeito aos cursos de licenciatura. Para dar suporte aos objetivos da pesquisa e escrita, ancora-se a pesquisa em referenciais teóricos, como: Pimenta (2002) e (2011), Cunha (2011), Maldaner (2000) e Chevallard (2005). A metodologia é de cunho qualitativo, estruturada juntamente com entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras formadas pela UCS, docente dos estágios e coordenadora do curso, objetivando o emergir de categorias com o método da análise textual discursiva dos autores Moraes e Galiazzi (2007). Pretende-se compreender se o curso auxilia na construção profissional, necessária para atuação nas escolas de rede pública na região da Serra Gaúcha. Na revisão bibliográfica, de trinta e dois trabalhos, observaram-se apontamentos em relação à necessidade de melhorias na formação inicial de professores, assim surge o estímulo para ser realizado mais investigações aprofundadas sobre as temáticas que envolvem formação de professores, estágios curriculares e ensino de química, ancorados em referenciais teóricos e leis vigentes, que abordam estes temas para dialogar e refletir ao longo da escrita. A partir das três categorias que emergiram, após coleta e análise das narrativas das participantes, observou-se a necessidade de algumas mudanças na forma de abordagem das disciplinas e em especial as componentes curriculares estágios dentro do curso, que é um espaço para valorização do ensino, produção de conhecimento e questionamentos, sendo um ambiente propicio para construção inicial docente, permeados
pelas interações entre diversas vozes nos processos formativos, assim sendo um local para executar a união entre teoria e prática, e disciplinas voltadas para formação docente que proporcionem a transposição didática de conteúdos acadêmicos para os conteúdos do ensino básico e equipe de professores que sejam preparados para instruir e demonstrar a realidades das escolas brasileiras.