Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por título
Itens para a visualização no momento 67-82 of 82
-
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
(2015-11-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ... -
Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência
(2024-09-05)Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
(2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ... -
Robótica educacional aplicada ao ensino de física
(2016-07-25)O ensino da Física está fundamentalmente baseado na resolução de problemas. A experimentação tem também se tornado um elemento presente nas situações de aprendizagem. Mesmo assim, o estudo da Física é um campo rico para o ... -
Sequência didática para o ensino introdutório da física aplicada à radiologia em nível técnico
(2022-08-11)A proposta apresentada neste projeto de pesquisa visou o ensino introdutório, em nível técnico, dos conceitos acerca da produção e das interações da radiação X com a matéria, fenômenos associados à produção da imagem ... -
O show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil
(2023-12-14)A Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de Ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo, amparado na ... -
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
(2023-10-21)Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber ... -
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
(2023-10-24)O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos ... -
UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol
(2019-05-22)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa : a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais e a calculadora
(2017-11-27)Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a resolução de situações-problema envolvendo o Conjunto dos Números Reais, com o apoio da calculadora, a partir de uma proposta diferenciada, desenvolvida em forma de uma Unidade ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
(2017-09-21)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso das multimídias digitais na disciplina de Ciências no estudo da água. A proposta de ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
(2023-04-11)Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica
(2019-05-08)Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta que surgiu de uma inquietação da pesquisadora, que buscava uma metodologia diferente para a sua prática pedagógica, e com isso, identificar quais efeitos podem ser observados ... -
O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
(2024-06-12)No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos ... -
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
(2023-11-02)A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias ... -
Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes
(2017-09-04)Considerando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo ...