Auflistung Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática nach Autor "Giovannini Junior, Odilon"
Anzeige der Dokumente 1-11 von 11
-
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
Pellenz, Daiana (2016-02-22)O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ... -
Descarte correto de medicamentos : um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médio
Losquiavo, Kamille Postay (2018-02-01)O presente trabalho constitui em um planejamento e na execução de uma abordagem metodológica com ênfase na Educação Científica e Ambiental, executado com duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
Ness, Rúbia (2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública
Affeldt, Bruno Barbosa (2022-03-18)Este trabalho consiste na aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para averiguar como este pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à temática "saúde pública". ... -
Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
Leite, Fernanda Fernandes (2017-05-22)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa
Moro, Elisiane da Costa (2015-09-14)Este trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à ... -
Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Zulianelo, Vagner (2022-04-28)Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Bonow, Jamile Pich (2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa : a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais e a calculadora
Molon, Gabriele (2017-11-27)Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a resolução de situações-problema envolvendo o Conjunto dos Números Reais, com o apoio da calculadora, a partir de uma proposta diferenciada, desenvolvida em forma de uma Unidade ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica
Fabro, Rafaela Regina (2019-05-08)Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta que surgiu de uma inquietação da pesquisadora, que buscava uma metodologia diferente para a sua prática pedagógica, e com isso, identificar quais efeitos podem ser observados ... -
Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes
Bortoli, Leomar de (2017-09-04)Considerando que a escola deve formar indivíduos preparados para o exercício da cidadania, ela precisa apresentar os conteúdos, definidos no cronograma escolar, de uma forma mais aproximada ao cotidiano do aluno. O objetivo ...