Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por título
Itens para a visualização no momento 51-70 of 77
-
Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
(2017-02-13)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à percepção aos hábitos alimentares dos estudantes da turma D do Programa Mais Educação ... -
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
(2018-11-30)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau ... -
Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
(2020-03-18)Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos ... -
Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades
(2020-11-10)O presente texto apresenta a sistematização do estudo realizado cujo objeto de pesquisa foi a motivação docente e a mediação pedagógica no Ensino Fundamental. A investigação aqui descrita, inserida no paradigma naturalístico, ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
(2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ... -
Neurociências: um saber importante para a efetiva construção do conhecimento matemático
(2018-11-09)Quais são os conhecimentos necessários à Educação, amparados pelas Neurociências que são efetivos para a construção do conhecimento matemático? As Neurociências têm amparado significativamente a Educação através de ... -
Números complexos : interação e aprendizagem
(2016-05-11)Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa em Educação Matemática, que consistiu no desenvolvimento de um objeto de aprendizagem virtual (OA), para ser potencialmente significativo, com uma rota de aprendizagem planejada ... -
Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
(2018-12-05)Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de ... -
Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
(2023-03-10)Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras ... -
A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual
(2016-02-22)Aprendizagem ativa é um grande desafio para os professores, especialmente quando há tantos estímulos a competir com a própria aprendizagem. A questão investigada pelo presente trabalho foi a produção de jogos didáticos em ... -
Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
(2024-03-16)Mesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo ... -
Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação
(2015-05-12)Este trabalho tem por objetivo a inclusão de tecnologias e suas ferramentas no ensino de ciências, através da capacitação de professores para a utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede ... -
Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
(2015-06-11)A busca por conforto e praticidade trouxe uma sene de consequências, dentre as quais destacam-se a degradação do meio ambiente e a necessidade de uma mudança na maneira de ensinar e aprender. O ensino tradicional vem ... -
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
(2015-11-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
(2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ... -
Robótica educacional aplicada ao ensino de física
(2016-07-25)O ensino da Física está fundamentalmente baseado na resolução de problemas. A experimentação tem também se tornado um elemento presente nas situações de aprendizagem. Mesmo assim, o estudo da Física é um campo rico para o ... -
Sequência didática para o ensino introdutório da física aplicada à radiologia em nível técnico
(2022-08-11)A proposta apresentada neste projeto de pesquisa visou o ensino introdutório, em nível técnico, dos conceitos acerca da produção e das interações da radiação X com a matéria, fenômenos associados à produção da imagem ... -
O show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil
(2023-12-14)A Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de Ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo, amparado na ... -
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
(2023-10-21)Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber ... -
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
(2023-10-24)O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos ...