O Repositório Institucional da Universidade de Caxias do Sul tem como missão promover a Universidade em âmbito nacional e internacional, por meio da disseminação da informação em acesso aberto em busca da valorização de sua produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa.

Select a community to browse its collections.

Instruções aos autores [5]
Teses e dissertações [1951]
  • Tecnologias digitais e a constituição docente em tempos de pandemia 

    Vergani, Kelly (2020-12-22)
    Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado durante o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que tem o objetivo de analisar como o uso das tecnologias digitais potencializa a constituição docente de professores ...
  • Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita 

    Souza, Eduarda Monteiro de (2020-12-25)
    O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela ...
  • O transtorno do espectro autista na pré-escola 

    Schmitz, Tainara (2020-12-29)
    O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de ...
  • A importância do brincar na educação infantil 

    Girelli, Letícia (2020-12-29)
    Este estudo tem como finalidade abordar a importância do brincar, bem como as possíveis consequências que o momento de pandemia tem provocado na Educação Infantil. O brincar como mecanismo pedagógico vem sendo um propósito ...
  • Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios 

    Daneluz, Gessica Aline (2020-12-19)
    A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é ...

View more