História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Datum
2023-03-24Autor
Menegat, Danúbia Bianchi
Orientador
Streck, Danilo Romeu
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino
Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às
proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que
maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]
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