A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
Data
2023-11-10Autor
Silva, Cristiane Pacheco Pires
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação Infantil. Fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, esta investigação buscou, em estudos bibliográficos e observação em campo, subsídios que pudessem alcançar o referido objetivo. Os dados foram coletados em uma Escola de Educação Infantil, no município de Vacaria, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de setembro e outubro de 2022, tendo como sujeitos da pesquisa quinze crianças com idades entre quatro e cinco anos. O procedimento utilizado foi a
intervenção pedagógica e os dados captados através da produção documental (o planejamento das atividades a serem realizadas e seus objetivos), comunicação oral com os estudantes, anotações das observações da participação dos estudantes ao que foi proposto, registros através de fotos, auto avaliação realizada de forma oral com as crianças e elaboração de uma tabela com os objetivos propostos pela BNCC para avaliar o desenvolvimento do aluno dentro
dos propostos pela Base. Para a exposição dos dados, utilizou-se a descrição dos encontros, os quais retrataram as interações e construções das crianças no interior do fenômeno estudado. Verificou-se que, quando realiza atividades lúdicas em que possa interagir, pensar, refletir, raciocinar, a criança pode aprender de forma significativa. A música é um instrumento
integrador e mediador, que ajuda na construção de memória a longo prazo, favorecendo que a criança recorra a essas memórias para solucionar novas situações-problema que envolvam saberes já conhecidos. [resumo fornecido pelo autor]