• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Terror em cartaz: uma análise de cartazes cinematográficos de clássicos do gênero e seus remakes

Thumbnail
View/Open
TCC Juliana Camila Frois.pdf (55.01Mb)
Date
2024-04-12
Author
Frois, Juliana Camila
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar cartazes cinematográficos de terror na atualidade, visando compreender de que forma constrói-se e atualiza-se a atmosfera do gênero especialmente a partir da elaboração de uma comunicação persuasiva, atraindo o espectador jovem da atualidade. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa e emprega métodos exploratórios e comparativos, referenciando-se em alguns autores de destaque como Abraham Moles, Adilson Citelli, Américo de Sousa, Ferdinand de Saussure, Fernando Mascarello, Jon Savage, Philip Kemp e Steven Jay Schneider. A estrutura é organizada em três etapas: Na primeira será abordado o conceito de cartaz e sua relevância como peça publicitária; A segunda se concentra no gênero cinematográfico de terror e seus subgêneros, explorando a representação da juventude e a atualização do gênero por meio de remakes; Já a etapa final consiste na análise da linguagem visual presente nos cartazes de filmes de terror clássicos, tanto nas versões originais quanto nos remakes. Concluiu-se que o cartaz cinematográfico é renovado na atualidade, atraindo uma nova geração de espectadores para os remakes, contribuindo para o fortalecimento e atualização do gênero terror pela perspectiva da comunicação persuasiva, por meio da reestruturação da linguagem visual das peças, que incorpora elementos icônicos e simbólicos do gênero com uma estética mais grotesca e sombria, visando a cativar o público contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13413
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV