Browsing Doutorado em Administração by Title
Now showing items 10-29 of 34
-
Desenvolvimento pessoal baseado em conhecimento como antecedente de ecossistemas de inovação social: análise em cidades do conhecimento
(2020-01-27)A intersecção entre economia urbana, redes de inovação, plataformas de tecnologia, serviços e suas aplicações, inteligência coletiva e as próprias teorias da inovação fundamenta os ecossistemas de inovação. A promoção dos ... -
Os desperdícios de alimentos nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) : um estudo de caso nos hospitais da Serra Gaúcha
(2023-01-31)Esta pesquisa de tese visa analisar os processos e as operações desenvolvidas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) nos hospitais da Serra Gaúcha. A abordagem teórica foi embasada na apresentação das características ... -
Determinantes da continuidade de uso de uma rede social e o papel moderador da personalidade narcisista do usuário
(2019-08-26)O número de usuários de redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos, no entanto, existem lacunas de pesquisas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso ... -
Determinantes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de refrigerante
(2018-08-16)Desenvolver e manter a lealdade dos consumidores em relação à marca é requisito estratégico para negócios bem-sucedidos. No atual contexto competitivo o consumidor não está mais interessado em comprar produtos ou serviços ... -
Os efeitos da gestão dos recursos, da orientação empreendedora e das capacidades do desempenho organizacional: um estudo no setor metalmecânico da Serra Gaúcha
(2019-06-07)O objetivo desta tese foi propor e testar um modelo conceitual do desempenho organizacional delineando os fatores-chave que contribuem para a performance de pequenas e médias empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha, ... -
Engajamento do cidadão e a sustentabilidade : um modelo baseado na qualidade de vida percebida e nas dimensões do desenvolvimento sustentável em cidades
(2023-06-22)A crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta levou a Organização das Nações Unidas a instituir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais recomendam que todos os países do mundo os cumpram até 2030, ... -
EXPDP : proposição de um artefato baseado na indústria 4.0
(2024-01-24)O desenvolvimento tecnológico impulsiona as empresas a buscar novas formas de aumentar sua participação nos negócios. A Indústria 4.0 surge como um novo paradigma, envolvendo a conexão das tecnologias físicas e digitais ... -
Fatores determinantes da adoção e uso da internet das coisas e de objetos inteligentes conectados frente às percepções de universitários brasileiros
(2021-04-29)A internet of things (IoT) é uma tecnologia emergente e caracteriza-se como um novo paradigma que visa integrar diversas tecnologias e soluções de comunicação com aplicações em muitos domínios diferentes, tais como: ambientes ... -
A gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacional
(2021-05-07)A aprendizagem experiencial é o processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Nesse processo o sensemaking, ou fazer sentido, torna-se essencial para transformar reflexão em ação, ... -
Imagem de preço de loja no contexto omni-channel e a intenção de recompra
(2020-02-29)O omni-channel gera integração dos múltiplos ambientes para melhorar a interação do consumidor com o varejista. Estas transformações da indústria do varejo têm sido influenciadas largamente pela internet e os novos canais ... -
Impacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional mediadas pelos mecanismos de aprendizagem na pandemia COVID-19
(2023-02-16)O ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, exigindo múltiplas habilidades pessoais e organizacionais. Por essa razão, o mercado requer dinamismo e agilidade das empresas, no sentido de se adequar às novas ... -
O impacto do planejamento estratégico no desempenho financeiro de micro e pequenas empresas
(2022-03-14)Essa tese de doutorado em administração tem como tema o estudo do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas. Para tanto, o objetivo geral foi definido em identificar como o planejamento estratégico pode ter ... -
Influência do lazer sério na felicidade, na satisfação com a vida, na simplicidade voluntária e no consumo experiencial de seus praticantes
(2022-01-27)O lazer sério consiste no lazer que é realizado de forma sistemática e que é tão significativo e interessante para o praticante, que ele embarca em carreira de lazer, querendo praticá-lo em longo prazo. Como resultado, o ... -
Interação entre a syakeholders e a inovação social no âmbito das operações humanitárias
(2020-06-30)As mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos propiciaram o surgimento de uma nova forma de pensar a inovação, enfatizando o âmbito social e a multiplicidade de atores envolvidos no processo. Assim, surgiu a ... -
O papel dos atores sociais sobre o processo de inovação social à luz da teoria do trabalho institucional
(2022-02-01)Esta tese investigou como o papel dos atores sociais à luz da Teoria do Trabalho Institucional interfere no desenvolvimento do processo da inovação social. Para a investigação, foram utilizados cinco casos que envolviam ... -
O processo empreendedor na constituição da indicação geográfica Vale dos Vinhedos: uma análise sob a ótica do sistema de capitais
(2019-08-09)A região do Vale dos Vinhedos é uma produtora de vinhos finos importante do Brasil, tanto em termos de tradição quanto de produção. Está localizada no nordeste do Rio Grande do Sul/Brasil e é constituída de pequenas ... -
Prontidão para tecnologia, inteligência de produto e customização em massa como preditores do valor de uso no contexto dos smart products
(2019-12-18)A transformação digital tem atraído considerável interesse da comunidade acadêmica e empresarial, devido ao seu enorme impacto sobre produtos e serviços. Neste sentido, a importância da pesquisa teórica e empírica nos ... -
Quanto você está disposto a pagar? Pesquisa relacionando disposição a pagar com valor utilitário e valor hedônico em diferentes cenários de compra
(2023-10-12)Produtos tendem a ter um predomínio de valor utilitário ou de valor hedônico na mente do consumidor, mas, vale destacar que o mesmo produto pode gerar uma percepção maior de valor utilitário e, em outros casos, uma maior ...