Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 306-325 of 370
-
Processo de escolarização em Antônio Prado - RS (1886-1920) : culturas e sujeitos
(2020-12-03)A presente dissertação narra o processo de escolarização na localidade de Antônio Prado - RS - entre os anos de 1886 a 1920. O estudo é vinculado à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
(2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
(2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária?
(2014-05-30)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, teve como temática o estudo histórico e o desenvolvimento do processo escolar de descendentes de imigrantes alemães, estabelecidos na Vila ... -
Processo histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleação
(2021-08-24)Este estudo investiga o processo de nucleação das escolas rurais de Nova Prata (RS), evidenciando a história e as culturas das escolas rurais multisseriadas municipais Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, entre os anos ... -
Processos de alfabetização em livros didáticos de 1º e 2º anos do ensino fundamental - PNLD 2019
(2020-01-27)Esta dissertação insere-se no contexto de questionamento sobre práticas escolares no sistema educacional brasileiro, cujos resultados, considerados insatisfatórios, se verificam nas salas de aula e em avaliações de larga ... -
Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)
(2021-09-30)O presente estudo buscou produzir uma narrativa investigativa acerca das práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Frei Caneca, na cidade de Flores da Cunha/RS, entre os anos 1925 e 1940, considerando as ... -
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
(2023-03-24)Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em ... -
Os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacaria (RS)
(2020-03-11)A pesquisa teve como objeto de estudo os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacaria (RS). O objetivo principal do estudo consistiu em investigar as influências dos ... -
Processos educativos e a formação da virtude cidadã
(2014-06-06)A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
(2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS : articulação entre os profissionais
(2022-04-05)A Inclusão Escolar é uma temática que tem marcado presença em inúmeras discussões a respeito da educação nas últimas décadas. Esta temática, que inicia um grande movimento a partir da década de 1990, ganha mais enfoque a ... -
Proposta de uso do objeto de aprendizagem incluir em contextos organizacionais : princípios teóricos norteadores
(2017-10-23)A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um tema que instiga reflexão, principalmente no que diz respeito à busca de possibilidades em se reduzir as barreiras encontradas nesse contexto. A ... -
Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
(2014-06-09)Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em termos ... -
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
(2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... -
Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
(2014-06-06)As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo e espaços que não contemplam os padrões de ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
Rede municipal de educação de São Luís/MA : proposta de formação continuada e participação docente (2002-2007)
(2014-05-30)A presente pesquisa pautou-se no estudo sobre a participação docente nas discussões das políticas educacionais e objetivou analisar a participação dos professores da rede municipal de educação de São Luís/MA na elaboração ... -
Reflexões contemporâneas sobre a formação a partir do tensionamento histórico entre civilidade e barbárie
(2019-04-23)Esta pesquisa possui como tema central e título Reflexões Contemporâneas sobre a Formação a partir do Tensionamento Histórico entre Civilidade e Barbárie. Seu objetivo principal é compreender a dimensão formativa que está ... -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
(2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ...