Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Paviani, Jayme"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
O acontecer na educação : perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado
Fór, Celso Samir Guielcer de (2014-06-03)Este trabalho faz um exame do conceito de educação sob o olhar do conceito de cuidado heideggeriano. Com isso, a partir da elucidação do conceito filosófico heideggeriano de cuidado e de seus desdobramentos: compreensão, ... -
Aprendizagem na organização empresarial : a formação do empregado como cidadão
Basso, Nestor (2015-09-29)Esta dissertação mostra como a organização empresarial pode oferecer educação e aprendizagem para alcançar os objetivos da própria organização e, ao mesmo tempo, os objetivos da formação do empregado como cidadão. Inicia ... -
A avaliação como dispositivo de subjetivação
Bertoldo, Fernanda (2014-06-09)A presente dissertação ancora-se na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul e problematiza os processos de avaliação escolar em uma perspectiva genealógica. ... -
Concepções de gramática e de ciência no ensino de língua
Kaodoinski, Fabiana (2015-04-13)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada, descrevendo-as, buscando aproximações com concepções de ciência e verificando se apresentam contribuições ... -
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta
Grandi, Suzete (2014-06-02)Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a ... -
Corpo, dança, educação : Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Santos, Carlos Alberto Pereira dos (2014-06-06)Esta dissertação estuda a evolução do conceito de corpo e suas possibilidades enquanto dispositivo de elaboração de conceitos, enunciados e educação. A partir do trinômio corpo, dança e educação, problematiza-se a ... -
O diálogo na educação em direitos
Santos, Juliano Viali dos (2017-11-30) -
Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal
Souza, Emerson Renan Berger de (2019-04-24)A história do homem é a história de seu corpo. E na tradição ocidental, o corpo humano teve várias atribuições em detrimento de conceito e de articulações com o ambiente que o cercava. Destacam-se visões místicas e religiosas ... -
Educação estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte
Amaral, Michele Pedroso do (2015-04-13)A prática de leitura de imagens de arte, em algumas instituições de ensino, tem se limitado à informação dos aspectos técnicos e das intencionalidades do artista ditas exclusivamente pelos professores, pouco ou nenhum ... -
Epistemologias do corpo : o encontro entre dança contemporânea e educação
Camazzola, Juliana Martini (2017-06-12)O presente texto, apresentado como dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd - UCS), através da Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo ... -
A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje
Casagrande, Eucledes Fábio (2014-05-30)A presente dissertação, intitulada “A formação moral no pensamento pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ... -
Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
Chies, Andréia Bonho Borba (2014-06-06)Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo tem como objetivo configurar o ... -
Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática
Silva, Fernando Siqueira da (2014-05-29)Uma investigação no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo, modelização e transposição didática foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
Balestro, Rubens José (2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
Práticas discursivas e subjetivação : constituindo professores + alfabetizadores
Sasset, Caren Cristina (2015-02-05)O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categorias ... -
Processos educativos e a formação da virtude cidadã
Sabbi, Carlos Roberto (2014-06-06)A partir da análise do contexto ético na formação dos indivíduos e sob a necessária ótica cidadã, identifica-se um ambiente de extrema competitividade, muito surgindo como um dos principais motivos do comportamento ... -
Shopenhauer e a educação
Zinani, Carlos Eduardo (2014-06-09)Esta dissertação traz o resultado de uma investigação sobre a ideia de educação presente na obra de Arthur Schopenhauer. O Homem é educado, natural ou artificialmente, em todos os momentos de sua vida. A educação natural, ... -
Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Viel, Greice de Barba (2015-09-09)A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada ...