Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 241-260 of 365
-
Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
(2016-11-22)O objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de ... -
Ensino de literatura : da Paideia ao paradigma sistêmico
(2016-11-22)Esta dissertação investiga a evolução do pensamento educacional, buscando aproximações com as rupturas paradigmáticas da ciência, para verificar como esses processos se intercruzam no ensino de Literatura. A pesquisa ... -
Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
(2016-11-21)Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à ... -
Da escola rural multisseriada a escola nucleada : narrativas sobre o espaço, o tempo e o pertencimento no meio rural (Caxias do Sul-RS/1990-2012)
(2016-10-20)Este trabalho está inscrito no campo da História da Educação e trata de investigar a transição da forma escolar conhecida por classes multisseriadas, para as escolas-núcleo, num processo conhecido por nucleação de escolas. ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
(2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Alfabetização e letramento mediados pela literatura infantil, no 1º ano do ensino fundamental
(2016-09-12)Orientações do PNAIC indicam a necessidade de implementar, já no ciclo de alfabetização, o processo de alfabetizar letrando, a fim de promover o sucesso dos alunos. Desse modo, esta dissertação analisa os processos de ... -
A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si
(2016-05-25)A presente dissertação, cujo tema principal é a constituição da docência, vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A ... -
Educação e linguagem : em busca do conceito de enunciação em referenciais curriculares de língua portuguesa
(2016-05-24)A partir de pressupostos teóricos de Émile Benveniste, esta pesquisa investiga o conceito de enunciação e os que o constituem (eu-tu-aqui-agora), no documento intitulado Referenciais da Educação da Rede Municipal de Caxias ... -
Verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : concepção(ões) e desafios no IFRS
(2016-05-11)Esta dissertação apresenta o resultado do trabalho de investigação acerca da(s) concepção(ões) de verticalização – entre o prescrito na Lei nº 11.892/2008 (que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ... -
Faculdade de direito de Caxias do Sul/RS : $b indícios da história e da cultura acadêmica (1959-1967)
(2016-04-11)A Faculdade de Direito de Caxias do Sul, hoje pertencente à Universidade de Caxias do Sul (UCS), iniciou suas atividades em 1960 e funcionou como tal até 1967, quando foi fundada a UCS. Pesquisar o processo de institucionalização ... -
Uma história do Grupo Escolar Farroupilha : sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949)
(2016-02-19)Esta dissertação buscou pesquisar o processo histórico educacional do Grupo Escolar Farroupilha, instituição localizada inicialmente no distrito de Nova Vicenza (Caxias), posterior município de Farroupilha/RS. O trabalho ... -
Tecnologias móveis na escola : movimentos da gestão escolar
(2016-01-29)Esta dissertação tem como objetivo compreender os movimentos da gestão escolar no processo de inserção das tecnologias móveis na escola com base na Teoria dos Possíveis de Jean Piaget (1985, 1986, 1987). A cartografia, ... -
Do direito à educação ao direito à aprendizagem : um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul - 1988-2013)
(2016-01-27)Esta dissertação tem por objetivo geral considerar quais as concepções de direito à educação e de direito à aprendizagem perpassam as narrativas e as práticas dos professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, ... -
A atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digital
(2016-01-27)Esta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital ... -
Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
(2016-01-27)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos ... -
(Trans)formação de professores em acoplamento com as tecnologias digitais
(2016-01-27)Nesta dissertação apresentamos uma narrativa da investigação construída com o objetivo de compreender e explicar as transformações que aconteceram – e que podem continuar acontecendo – com professores que participaram de ... -
Faculdade de filosofia de Caxias do Sul : memórias, representações e narrativas (1960-1967)
(2015-12-15)Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de História e Filosofia da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
(2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
História do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS : práticas pedagógicas e rotinas escolares (1908-1933)
(2015-11-12)O estudo teve como propósito narrar o processo histórico do Colégio do Carmo, localizado em Caxias do Sul, abrangendo o período de 1908 a 1933, especialmente, no que se refere às práticas pedagógicas e rotinas escolares ... -
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
(2015-11-04)O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de ...