Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Items 101-120 di 365
-
Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
(2022-02-17)Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal ... -
Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório
(2022-02-12)Esta pesquisa, intitulada "Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do Projeto Político-Pedagógico emancipatório", parte da seguinte questão-problema: Como construir o Projeto ... -
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
(2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ... -
História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949)
(2022-02-09)A tese tem como objeto de investigação a história dos grupos escolares instituídos em dois municípios localizados no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é investigar a constituição e a organização dos grupos escolares em ... -
Educação em saúde mental: encontros com a educação popular
(2021-12-21)Pensar possibilidades de potencializar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) requer não apenas olhar para os dispositivos que a compõem, mas também para os trabalhadores, os sujeitos atendidos e as relações que estabelecem. ... -
A formação continuada e a mobilização dos saberes dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Veranopólis/RS
(2021-12-17)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, à linha de pesquisa Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão, e objetiva investigar a Formação Continuada dos professores que atuam ... -
A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biolpolítico e a autonomia
(2021-12-13)Esta tese, com o tema A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia, constitui-se em um diálogo entre atores do cotidiano escolar da rede ... -
As repercussões da implementação da pedagogia de projetos na Rede Municipal de Educação de Nova Prata - RS
(2021-12-14)A presente dissertação investigou as repercussões da Pedagogia de Projetos, implementada a partir de 2019 na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata-RS, na prática pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental, anos ... -
Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
(2021-11-30)As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de ... -
O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul-RS(1946-1956)
(2021-11-26)Esta dissertação tem como objetivo analisar os processos de escolarização desenvolvidos no Jardim de Infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer (GEHEM) de Caxias do Sul, no período de 1946 a 1956, a partir de memórias ... -
Deficiência intelectual e letramento: compreensão de professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
(2021-11-02)A trajetória do estudante com deficiência intelectual, no Brasil, é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado discussões e reflexões que se intensificaram desde a implementação das políticas de inclusão nos ... -
Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940)
(2021-09-30)O presente estudo buscou produzir uma narrativa investigativa acerca das práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Frei Caneca, na cidade de Flores da Cunha/RS, entre os anos 1925 e 1940, considerando as ... -
A história da licenciatura em enfermagem na Universidade de Caxias do Sul: um olhar para as práticas docentes (1974-2001)
(2021-09-01)A presente investigação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, e buscou analisar as práticas docentes ... -
Processo histórico de escolas municipais rurais de Nova Prata/RS (1988-2006): culturas escolares e nucleação
(2021-08-24)Este estudo investiga o processo de nucleação das escolas rurais de Nova Prata (RS), evidenciando a história e as culturas das escolas rurais multisseriadas municipais Pedro Pagnoncelli e Padre Diogo Feijó, entre os anos ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
(2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ... -
Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens
(2021-07-21)A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ... -
O direito humano à educação e a construção da cidadania: um estudo acerva do sonho possível
(2021-05-04)A constituição de um cidadão requer a conquista da cidadania. Conquista porque pressupõe criticidade, pertencimento, capacidade de compreender seus deveres, e não apenas usufruir de seus direitos. Um cidadão é alguém ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
(2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ...