Sfoglia Doutorado Acadêmico em Educação per Autore "Luchese, Terciane Ângela"
Items 1-20 di 30
-
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
Lemons, Caroline Caldas (2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
A aproximação da Bildung de Wilhelm von Humboldt com a educação popular de Simón Rodríguez
Souza, Clóvis Dias de (2023-02-09) -
Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente?
Comarú, Itamar Ferretto (2021-02-23)Ao problematizar um documento da década de 1950 em que se se faziam perceber determinadas ações de xenofobia e racismo desenvolvidas por algumas barbearias de Caxias de Sul, um outro ponto seria percebido: haveria, ali, ... -
Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
Dalsotto, Mariana Parise Brandalise (2022-08-04)A presente tese vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul objetivou analisar o contexto histórico e a constituição dos círculos de cultura, ... -
Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do projeto político-pedagógico emancipatório
Tedesco, Sirlei (2022-02-12)Esta pesquisa, intitulada "Compondo uma constelação no protagonismo da comunidade escolar para a construção do Projeto Político-Pedagógico emancipatório", parte da seguinte questão-problema: Como construir o Projeto ... -
O direito humano à educação e a construção da cidadania: um estudo acerva do sonho possível
Noll, Patricia (2021-05-04)A constituição de um cidadão requer a conquista da cidadania. Conquista porque pressupõe criticidade, pertencimento, capacidade de compreender seus deveres, e não apenas usufruir de seus direitos. Um cidadão é alguém ... -
Ecos e ressonâncias de movimentos cartográficos em cotidianos profissionais: a etnomatemática inspirando práticas educativas para o ensino da matemática
Pissetti, Schayla Letyelle Costa (2022-07-09)Esta tese foi desenvolvida partindo do pressuposto de que o conhecimento matemático precisa "surgir" no processo de ensino e aprendizagem, não apenas na sua dimensão formal, mas em termos de competências e condutas por ... -
A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biolpolítico e a autonomia
Cortelini, Valdete Gusberti (2021-12-13)Esta tese, com o tema A educação permanente e continuada com professores no movimento das relações de poder: entre o controle biopolítico e a autonomia, constitui-se em um diálogo entre atores do cotidiano escolar da rede ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
Silva, Jourdan Linder (2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
Basso, Elsa Mónica Bonito (2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
Farroupilha/RS e a educação (1934-1948): um município pedagógico
Belusso, Gisele (2021-02-24)O objetivo do estudo é compreender as ações municipais em prol da Educação no município de Farroupilha/RS. O recorte temporal inicia em 1934 - ano da emancipação de Farroupilha -, por compreender que, a partir de então, ... -
História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949)
Fernandes, Cassiane Curtarelli (2022-02-09)A tese tem como objeto de investigação a história dos grupos escolares instituídos em dois municípios localizados no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é investigar a constituição e a organização dos grupos escolares em ... -
Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
Giacomoni, Cristian (2022-02-17)Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
Soave, Cláudia (2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC
Barbieri, Simone Côrte Real (2020-02-18)Esta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
Moraes, Cineri Fachin (2019-08-30)Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
Morales, Andréa Cantarelli (2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
Dala Zen, Daiane (2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ...