Navegação Doutorado Acadêmico em Educação por autor "Rela, Eliana"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
Inda, Pedro Augusto Alves de (2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai
Basso, Elsa Mónica Bonito (2020-12-08)Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ... -
História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949)
Fernandes, Cassiane Curtarelli (2022-02-09)A tese tem como objeto de investigação a história dos grupos escolares instituídos em dois municípios localizados no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é investigar a constituição e a organização dos grupos escolares em ... -
Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
Giacomoni, Cristian (2022-02-17)Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
Leitura literária na educação infantil: potencialidades do livro de imagem
Lazzari, Fabiana (2024-04-19) -
Literaturar: uma escrita pelo ato
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
Morales, Andréa Cantarelli (2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
Dala Zen, Daiane (2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
Malikoski, Adriano (2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
Oliveira, Cristian Roberto Antunes de (2022-11-18)Este trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de 2012 a 2021 na formação permanente dos professores de Geografia do Sistema Municipal de Educação de Lages, Santa Catarina, Brasil e como implicam (ou ... -
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
Eich, Milena Schneid (2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
Oliveira, Flávia Reis de (2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948)
Matiello, Marina (2019-12-03)O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ...