Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por título
Itens para a visualização no momento 12-31 of 82
-
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
(2023-10-24)Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? ... -
Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2020-02-10)O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio via de regra é descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, tornando complexa a aproximação dos alunos das atuais propostas que envolvem uma ... -
A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação
(2018-02-28)A água é um recurso natural imprescindível para a sobrevivência. Sua preservação está atrelada à atividade cotidiana do homem. Sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da sua preservação através do uso consciente é ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
(2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
(2017-03-20)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar as contribuições de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) para a aprendizagem de conteúdos sobre o corpo humano e saúde, em uma turma ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
(2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades
(2020-07-23)Neste documento apresenta-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por crianças do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa surgiu da reflexão sobre as necessidades de ... -
Descarte correto de medicamentos : um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médio
(2018-02-01)O presente trabalho constitui em um planejamento e na execução de uma abordagem metodológica com ênfase na Educação Científica e Ambiental, executado com duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
(2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
(2023-10-24)Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as ... -
Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
(2023-09-14)A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
(2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
(2024-08-21)Esta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola ... -
Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
(2022-03-21)O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ... -
EduCoelho : uma plataforma de alfabetização financeira estimulando a reflexão comportamental
(2017-09-21)A Alfabetização Financeira compreende um conjunto de conhecimentos sobre finanças pessoais que pode conduzir um indivíduo a melhores decisões financeiras. O indivíduo é dito alfabetizado financeiramente se é capaz de ... -
O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
(2023-09-12)Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ... -
Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública
(2022-03-18)Este trabalho consiste na aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para averiguar como este pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à temática "saúde pública". ... -
Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
(2023-04-29)Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio ... -
Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados
(2017-02-10)Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha ...