Mestrado Acadêmico em Administração: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 316
-
Fatores que impactam no insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha sob a ótica de especialistas
(2019-10-10)Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. Ao produzirem bens e serviços, auxiliam ... -
Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino
(2019-09-12)Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas ... -
A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
(2019-07-22)A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, ... -
Implicações do fenômeno Big Data na tomada de decisão baseada em dados em uma cooperativa de crédito
(2019-07-16)Com o crescimento exponencial do volume de dados digitais à disposição das empresas nas últimas décadas, emergem novos desafios à tomada de decisão. Além do volume, também se multiplicam as fontes e formatos dos dados. ... -
Avaliação do índice de desenvolvimento humano como indicador no estabelecimento de políticas públicas na cidade de Caxias do Sul
(2019-06-28)O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mensura o desenvolvimento humano em 170 países e territórios, sendo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Abrange as dimensões longevidade, ... -
Uso de inteligência artificial em apoio à decisão clínica: o caso do Hospital de Câncer Mãe de Deus com a ferramenta cognitiva Watson for oncology
(2019-06-17)A Inteligência Artificial é uma área da ciência com origem na década de 50, com a proposta de simulação ou reprodução da inteligência em nível humana em máquinas. A evolução tornou-a um dos pilares da Quarta Revolução ... -
A influência da competência profissional, da inteligência emocional, da produtividade e do engajamento sobre a satisfação com o trabalho em uma ambiente de serviços de saúde
(2019-06-13)A representatividade do setor de serviços está aumentando de uma forma global e a qualidade dos serviços ofertados é determinada, em grande parte, pelas habilidades, competências e atitudes dos profissionais que o prestam. ... -
A interação entre princípios cooperativistas e práticas de aprendizagem organizacional na geração de inovações sociais: análise a partir de programas sociais da Sicredi Serrana
(2019-06-12)A inovação social chama atenção dos persquisadores, assim como das organizações, devido aos novos problemas sociais que demandam soluções novas, úteis e duradouras. Define-se inovação social como um processo oriundo de ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
(2019-04-05)A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser ... -
A interação entre a aprendizagem formal e informal para o desenvolvimento de gestores: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior
(2019-02-05)A aprendizagem organizacional evidencia as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento para que ocorra aprendizagem no contexto organizacional. A necessidade de evolução e contínuas mudanças ... -
Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
(2019-01-30)A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes ... -
Facilitação de valor, valor de uso e satisfação de clientes como determinantes da intenção de recompra no contexto de uma instituição de ensino superior
(2018-11-16)O tema desta dissertação está centrado nos construtos que determinam a intenção de recompra, na qual a pesquisa se ambienta em uma Universidade de Caxias do Sul. O objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver, testar e ... -
A imagem de lojas online e seus impactos sobre a intenção de recompra
(2018-11-16)A Tecnologia da Informação e a internet passaram a proporcionar novo ambiente de negócios onde consumidores, empresas e fornecedores encontraram alternativa aos tradicionais processos de negócios: o comércio eletrônico ... -
Avaliação dos sistemas de compliance com a governança corporativa nas organizações da Serra Gaúcha : uma análise nas empresas de capital aberto com ações na BM&F Bovespa
(2018-10-28)A fraude nos negócios do âmbito empresarial causa temor para a alta direção das organizações, devido à complexidade e ao dinamismo dos processos corporativos, que ensejam ao descontrole da ética de responsabilidade. Contudo, ... -
Aprendizagem organizacional na difusão da inovação : estudo de caso com funcionários de uma agência bancária com atendimento digital
(2018-10-19)A difusão da inovação determina o processo pelo qual uma inovação é comunicada, informada por determinados canais, em um espaço de tempo, entre membros de um sistema social. Já a inovação de serviços engloba a importância ... -
Efeitos dos níveis de preço e do conhecimento da marca sobre a percepção de valor, da qualidade, da justiça, do simbolismo e da intenção de compra
(2018-10-17)O entendimento sobre o comportamento do consumidor é essencial para compreender as necessidades e desejos das pessoas, bem como o comportamento da oferta e da demanda. Além disso, é importante saber de que forma o consumidor ... -
Universidade empreendedora na percepção de seus stakeholders : um estudo na Universidade de Caxias do Sul
(2018-10-04)Os papéis científicos estão cada vez mais eliminando as fronteiras entre ciência e negócios. A tríplice hélice (TH) é reconhecida como uma abordagem que propõe um modelo de sistema de inovação para o desenvolvimento regional, ... -
Jovens geração Z : percepções na construção de um caminho em direção ao mundo do trabalho
(2018-08-09)Pesquisa realizada pela Agenda Juventude Brasil (SNJ, 2014) retratou ser a inserção no mundo do trabalho um dos temas mais relevantes para a vida dos jovens. O objetivo central desse estudo foi avaliar o posicionamento dos ... -
A tomada de decisão estratégica pela alta direção em uma perspectiva bourdiesiana na ótica da estratégia com prática
(2018-07-19)Este trabalho investigou as práticas de tomada de decisão estratégica da alta direção (TMT) em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sul utilizando a abordagem sociológica da Estratégia como Prática na perspectiva de Pierre ...