Um estudo da obra Sonic Highways da banda Foo Fighters sob a ótica dos conceitos de storytelling e transmídia
Mostra/ Apri
Data
2019-07-15Autore
Daneluz, Estevan José
Orientador
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Tendo em vista que as estratégias de divulgação de um produto de entretenimento podem ser beneficiadas se embasadas em conceitos teóricos de comunicação, pesquisa-se sobre a obra Sonic Highways da banda Foo Fighters sob a ótica dos conceitos de storytelling e transmídia, a fim de realizar um estudo de caso da narrativa transmídia aplicada à série televisiva que antecedeu o lançamento do álbum homônimo. Para tanto, é necessário identificar o processo de divulgação da série documentário, apresentar os conceitos de storytelling e transmídia aplicados à série, analisar como ela serviu de instrumento de divulgação para o lançamento do álbum, verificar se a divulgação alternativa do álbum teve influência na recepção do mesmo pelo público e conceituar de forma estruturada a série documentário para o público. Como metodologia, é utilizado as pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e qualitativa, aliada ao estudo de caso e entrevistas com fãs que tiveram contato com a obra. Diante disso, constata-se que as estratégias de narrativas transmídia presentes na série documental Sonic Highways não obtiveram o efeito imaginado na divulgação do álbum musical homônimo, porém auxiliaram a divulgá-lo de outra forma, contribuindo indiretamente para um aumento do desejo de consumo do álbum musical (sic).