Browsing Mestrado Acadêmico em Educação by Subject "Teachers, Training of"
Now showing items 1-20 of 30
-
Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na educação infantil : decorrências para a prática pedagógica
(2017-03-17)O presente estudo, inserido da linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, aborda a relação entre gênero e docência na Educação Infantil. A questão central versa sobre os motivos que levam à interposição entre as ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
(2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
Cenas alfabetizadoras
(2024-05-16)A dissertação está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. A pesquisa tem como título, e tema, cenas alfabetizadoras, seu método cartográfico foca ... -
Concepções historiográficas e ensino de História: representações das práticas docentes (Caxias do Sul/RS: 1997-2019)
(2020-12-19)Essa pesquisa se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, vinculada a Linha História e Filosofia da Educação. O estudo investiga representações que os professores constroem ... -
A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si
(2016-05-25)A presente dissertação, cujo tema principal é a constituição da docência, vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A ... -
O corpo da criança com paralisia cerebral: percepção dos professores e estratégias pedagógicas
(2019-03-06)O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca de estudantes com Paralisia Cerebral, considerando a centralidade do corpo e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos educadores, com a finalidade ... -
Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
(2019-07-24)Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio ... -
Docente universitário do curso de enfermagem : uma reflexão sobre as práticas pedagógicas
(2015-09-30)A presente dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, propôs as práticas pedagógicas na prática dos docentes universitários do curso de Enfermagem. O problema de pesquisa objetivou ... -
Docência nos anos finais do ensino fundamental e suas relações com as tecnologias digitais
(2020-03-11)Esta dissertação se legitima ao campo de investigação sobre a formação docente perpassando pela docência e pelas inovações no âmbito educacional. Esta pesquisa se propõe investigar a formação docente e suas contribuições ... -
Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de licenciatura em matemática do IFRS
(2016-11-22)Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática, nos campi Bento Gonçalves e Caxias do Sul do IFRS. Nosso recorte de ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
(2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
(2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
(2020-07-01)Desde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na ... -
A formação continuada e a mobilização dos saberes dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Veranopólis/RS
(2021-12-17)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, à linha de pesquisa Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão, e objetiva investigar a Formação Continuada dos professores que atuam ... -
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
(2023-12-12)A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da ... -
Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
(2024-04-11)Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura ... -
Formação permanente de professores: reflexões e desafios da docência nos anos finais do ensino fundamental no município de Flores da Cunha/RS
(2021-04-08)A presente dissertação objetiva identificar e descrever as reflexões e os desafios da docência, na formação permanente dos professores, nos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de educação do município de ... -
A história da licenciatura em enfermagem na Universidade de Caxias do Sul: um olhar para as práticas docentes (1974-2001)
(2021-09-01)A presente investigação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, e buscou analisar as práticas docentes ... -
Interfaces da docência a partir do articulador pedagógico na educação de jovens e adultos - EJA (Caxias do Sul - 1998/2012)
(2015-08-26)Inserido na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação tem como objeto de estudo “Interfaces da docência ...