Navegação Mestrado Acadêmico em Educação por autor "Valentini, Carla Beatris"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 52
-
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Gonem, Thays Carvalho (2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
Fardo, Marcelo Luís (2014-05-30)O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
Moraes, Helenara Sironi de (2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Domeneghini, Daiana (2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física
Frank, Tiago José (2017-10-23)O objetivo desta pesquisa é avaliar a contribuição do jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa em aulas de Educação Física. Criado no Japão, o jogo de Fusen é uma atividade ... -
O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
Mendes, Michel (2017-02-23)O objetivo desta pesquisa é investigar o caráter educacional do jogo Probio frente à visão sistêmica em educação ambiental, a fim de situar sua relevância para a construção de um novo olhar sobre a relação homem-natureza. ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
Toso, Tiago (2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli (2014-06-06)Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, ... -
O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
Schonz, Mariane Maria (2014-06-09)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo ... -
Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
Kravetz, Rejane Maria Nascimento (2021-11-30)As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de ... -
A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
Boeira, Adriana Ferreira (2015-09-30)Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
Bezerra, Querubina Aurélio (2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ... -
Paisagens do atendimento educacional especializado
Belusso, Roniele (2017-06-26)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
Furtado, Maria Isabel Silveira (2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
Scussiatto, Caroline Carminatti (2015-07-27)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação ... -
Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
Salatino, Vialana Ester (2019-04-23)Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior em um curso superior de tecnologia. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar, além das práticas avaliativas ... -
Práticas de leitura no livro eletrônico
Teixeira, Marcelo Votto (2016-12-23)Estudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento ...